Eleições 2020: Três vereadores não disputarão reeleição em Osvaldo Cruz

05/10/2020 06h43 Teoricamente a Câmara Municipal terá pelo menos cinco novos vereadores.
Redação - Cristiano Nascimento*, Osvaldo Cruz - SP
Eleições 2020: Três vereadores não disputarão reeleição em Osvaldo Cruz .

Três vereadores da legislação 2017/2020 da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, não disputarão a reeleição para o cargo nas eleições deste ano.

Aílton da Usina (PSDB) não se manifestou ainda sobre sua decisão, já Homero Silles (PSD) e Pedro de Sousa Brito (PRB), declararam que em 31 de dezembro, último dia de seus mandatos, irão se afastar da vida pública.

Com a saída dos três vereadores, e a candidatura de Luiz Gumiero (PV) e Gilma Martins (PSDB) para a disputar a prefeitura, teoricamente a Câmara Municipal terá pelo menos cinco novos vereadores, restando oito vagas para os irão tentar a reeleição. 

Como funciona a votação para a escolha de um vereador?

Os vereadores são eleitos com base no número total de vagas que seu partido ou coligação conseguiu obter na Câmara Municipal, bem como com base no quão bem ele foi votado em relação aos outros candidatos dentro de seu partido ou coligação.

Por exemplo, em uma cidade de 100 mil habitantes com 10 vagas para vereador na câmara municipal, o quociente eleitoral é de 10 mil votos, isto é, para que um partido ou coligação consiga eleger um vereador eles precisam de 10 mil votos ao total.

Assim, se um candidato fez 9 mil votos e foi o mais votado, mas seu partido não fez mais nenhum voto, ele não atingiu o quociente eleitoral de 10 mil, neste caso. Por isso, o partido não teve direito a uma cadeira na câmara e, portanto, o vereador não será eleito. Inobstante, cumpre salientar que para um candidato ser eleito ele precisa ter feito pelo menos 10% da quantidade de votos do quociente eleitoral.

Para as eleições de 2020, uma grande mudança é que não se pode mais formar coligações entre partidos para a eleição dos vereadores. Isso só é possível para a disputa aos cargos de prefeitos. Os vereadores devem concorrer somente com o apoio e verba de seus partidos. Antes dessa mudança, o quociente eleitoral se estendia para as coligações e "puxadores de votos" de determinados partidos acabavam alavancando candidatos de partidos coligados.

As eleições municipais acontecem no dia 15 de novembro, devido a Pandemia do Novo Coronavirus.

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular