Na noite desta segunda-feira (10) aconteceu na Câmara Municipal de Osvaldo Cruz a 3ª Sessão Ordinária do ano de 2025 e um dos assuntos discutidos pelos vereadores, foi com relação ao aumento no percentual das emendas impositivas para as entidades locais.
A proposta apresentada pelo poder legislativo, busca modificar o artigo 135-A da lei orgânica do município visando aumentar o percentual das emendas individuais impositivas de 1,2% para 2,0% da receita corrente líquida, do ano anterior.
A matéria foi discutida e passou em primeira votação sendo aprovada, tendo sido inclusive marcada a segunda votação que será dia 24 de março.
Dada a importância da matéria e o interesse das entidades, o plenário da Casa de Leis ficou lotado com os representantes das entidades acompanhando de perto a discussão e votação da mudança na lei.
Outro assunto que chamou a atenção foi a votação do projeto 11/2025 que concede correção salarial para os servidores da Câmara Municipal, no percentual de 4,83%, matéria aprovada por unanimidade em primeira e segunda votações.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias acompanhou a Sessão e ao término dos trabalhos ouviu o presidente da Casa, vereador Marcelo Correia, o Marcelinho. “A matéria foi aprovada nesta primeira votação, nós tivemos um pedido de emenda e vamos estar estudando, mas pensando em todas as entidades do nosso município, porque tem que analisar para não deixar nenhuma de fora. A segunda votação está marcada para o dia 24 deste mês e peço que as entidades envolvidas novamente mandem seus representantes para estar acompanhando a votação. Também foi aprovada a matéria do aumento dos servidores da Casa, num percentual de 4,83%. Quero deixar para a população um pedido para que acompanhem as votações na Câmara, venham, acompanhem, sigam pelas redes sociais e se precisar de nós estamos à disposição da população.”, disse.
Dentre as entidades com representantes presentes no recinto da Câmara, estava a Rede Feminina de Combate ao Câncer e nós ouvimos a presidente da entidade, Vanderes da Costa Martins. “Para mim e para todas as entidades da cidade a Sessão foi muito boa, vai trazer um grande progresso para todas e agradeço a cada vereador que abraçou a causa das entidades de Osvaldo Cruz. Não falo somente da Rede Feminina, mas de todas as entidades da cidade, todos nós precisamos trabalhar muito, porque apenas 1% da população é voluntária, então esse 1% tem que ser valorizado e desta forma os vereadores nos apoiam e a gente consegue desenvolver e aumentar o crescimento de cada entidade em Osvaldo Cruz, por isso minha palavra é gratidão a cada um dos vereadores que votação pela aprovação dessa causa. Com certeza estamos muito confiantes e preparadas para a segunda votação no dia 24 de março. Como somos um grupo muito organizado nossa missão é a mesma, no dia da votação estaremos novamente aqui.”, finalizou.