Câmara Municipal de Sagres cassa mandato de Vereador por quebra de decoro parlamentar

16/12/2019 09h10 Sessão Extraordinária aconteceu na noite da última sexta-feira (13).
Redação - Acally Toledo - Reportagem: Cristiano Nascimento, Sagres - SP
Câmara Municipal de Sagres cassa mandato de Vereador por quebra de decoro parlamentar Beto Pires, vereador PP, Sagres - SP. (Foto: Arquivo)

Em Sessão Extraordinária ocorrida na última sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Sagres, o vereador Roberto Batista Pires (PP), o conhecido Beto Pires, teve seu mandato cassado por maioria de votos, por quebra de decoro parlamentar.

A abertura do processo aconteceu no último dia 19 de setembro, na 14ª Sessão Ordinária do ano, onde os vereadores da Casa de Leis alegaram que teria ocorrido quebra de decoro por parte do vereador devido a algumas falas de Beto Pires, dizendo que "os vereadores da situação iriam burlar e falsificar a ata", o que, segundo os vereadores, caracteriza crime.

Na época da abertura do processo de cassação, Beto Pires havia falado com a reportagem da Metrópole. "Nunca vi isso em meus 27 anos de vereador pelo município. Eu defendo que as leis e o regimento interno da Câmara Municipal devem ser seguidos e, por conta disso, hoje estou pagando um preço por defender o funcionalismo público, em um projeto que o senhor prefeito queria que fosse aprovado de qualquer jeito. Vi uma irregularidade na votação, que foi aprovada por 4 a 3 em uma votação que na realidade deveria ser aprovada por maioria, como diz o regimento da Casa.", disse.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Sagres, vereador José Roberto Alves, o Curisco, também havia se manifestado a respeito do caso. "Como presidente da Câmara, digo que concordo com o vereador Roberto Batista Pires em convidar a população para participar da Sessão, nós sempre fazemos isso. O que foi aberto, foi um processo de investigação para apurar algumas mensagens que o vereador Roberto Batista Pires, enviou para alguns munícipes dizendo que os vereadores que apoiam o prefeito estariam se reunindo para burlar e falsificar a ata e não o que ele diz, porque ele mandou mensagem falando que os vereadores iam burlar e falsificar a ata e isso será investigado. Gostaria de dizer a população que a ata que o vereador disse que foi burlada e falsificada, foi aprovada pelos 9 vereadores, inclusive, pelo vereador Roberto Pires. Dentro da Câmara Municipal de Sagres não teve nenhuma irregularidade. A investigação foi aberta porque nós vamos analisar o que aconteceu para tomarmos uma decisão correta.", finalizou.

Ao final da sessão desta sexta-feira (13), a reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve na Câmara de Sagres, onde conversou com o advogado do vereador Beto Pires, Dr. Lucas Giroto. "Nós ficamos bastante consternados, sendo que não houve uma quebra de decoro parlamentar e estão cassando ele por questões políticas e, na minha opinião, não legais. O que está sendo feito será questionado na justiça, já que Beto Pires foi cassado por ter propagado uma notícia verdadeira. Vamos levar os fatos para o Judiciário e se o Judiciário ratificar a decisão, nós vamos respeitar, porém ele está sendo cassado por dizer a verdade. Inclusive, foi aberto um Termo Circunstanciado para apurar isso e o representante do Ministério Público disse que ele se valeu de sua imunidade parlamentar, o próprio MP arquivou o inquérito. Então, de posse dessas informações, vamos fazer esse questionamento na justiça.", disse.

Questionado sobre um áudio que foi apresentado durante a sessão, Lucas Giroto destacou que, caso o cliente dele quiser, eles irão apresentar o conteúdo dos áudios ao Ministério Público para investigação. 

O vereador José Roberto Pires também falou com a reportagem da Metrópole ao final da sessão. "Infelizmente foi uma coisa ensaiada, o que percebemos foi que os vereadores da situação não toleram um vereador que contraria as atitudes deles, chegou a esse ponto de cassar um vereador, que está a 27 anos na Câmara de Sagres, sempre muito bem votado. Essa é primeira vez que vejo Sagres passar por isso, uma Câmara municipal que desrespeita a população, a Câmara estava cheia, a população veio em meu favor, não cometi quebra de decoro parlamentar e os vereadores fizeram isso porque são manipulados. Tenho que agradecer a população de Sagres, minha família, e eu fico emocionado, porque a população está do nosso lado. Foi uma injustiça e tenho certeza que eles vão colher esse fruto no ano que vem, que é ano de eleições e a população está de testemunha. O que aconteceu nessa Casa de Leis foi uma vergonha, apresentamos um áudio provando que eu estava correto e eles não aceitaram a verdade.".

Beto Pires disse também que, por intermédio dos seus advogados, vai entrar na justiça com relação a votação. 

O outro lado

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias procurou o Presidente da Câmara Municipal de Sagres, o vereador José Roberto Alves (DEM), conhecido Curisco, que até o momento do fechamento desta matéria, não se manifestou sobre o caso.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular