Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada nesta segunda-feira (15) para realizar a captura de um animal silvestre encontrado no interior de um frigorífico, no município de Presidente Venceslau (SP).
No local, os policiais efetuaram a contenção e a captura de um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), com aproximadamente 1,40 metro de comprimento, que estava na área operacional do estabelecimento. Após o procedimento, o animal foi acondicionado em uma caixa apropriada e transportado até o Rio Santo Anastácio, onde foi reintroduzido em seu habitat natural.
O jacaré-do-papo-amarelo é uma espécie que pode atingir entre dois e três metros de comprimento na fase adulta. Os indivíduos adultos costumam apresentar coloração verde-oliva, enquanto os filhotes são mais amarronzados, com listras pretas no dorso e manchas escuras na cabeça e na lateral da mandíbula. A espécie recebe esse nome devido à coloração amarelada na região do papo durante o período de acasalamento.
No Brasil, o jacaré-do-papo-amarelo é encontrado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, podendo também ocorrer no Centro-Oeste. Habita margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas, alimentando-se de peixes, aves, mamíferos, répteis, crustáceos, insetos e moluscos.
De acordo com o Decreto nº 63.853/2018, que trata da lista de fauna ameaçada no Estado de São Paulo, a espécie não está ameaçada de extinção.