Nos últimos dias, a Polícia Civil tem registrado um aumento significativo no registro de ocorrências de dois golpes, o conhecido golpe do cartão e também o do WhatsApp.
Nesta semana, inclusive, suspeitos de aplicar o golpe do cartão foram presos em Parapuã depois de causar prejuízo de cerca de R$10 mil a vítimas de Osvaldo Cruz. Várias maquinas de cartão foram apreendidas em poder dos indíviduos.
Com isso, a Polícia Civil de Osvaldo Cruz fez um alerta para a população explicando como funcionam esses golpes e quem falou a respeito, foi o delegado Dr. Marcelo Marques Silva Lemes. “Nos últimos dias tivemos vários registros de ocorrências de estelionato em que os autores usavam dos mesmos métodos para praticar os golpes. Em um deles, os criminosos fazem contato com as vítimas falando que são funcionários de bancos e perguntam se fizeram alguma compra com cartão ou transação bancária e diante da negativa, eles pedem que seja feito contato com o número do banco que está atrás do cartão bancário. A vítima acredita que está falando com funcionário do banco, telefona para o número, mas como os autores não desligam o telefone, a vítima acredita que está falando com o banco e os estelionatários pedem que a vítima escreva uma carta negando a transação e coloque junto com o cartão e a senha em um envelope e dizem que um funcionário vai retirar o catão na residência, um dos criminosos recolhem esse envelope e já realizam várias transações financeiras, já que eles têm várias maquininhas de cartão. Nos últimos dois dias, a Polícia Civil conseguiu identificar pelo menos três indivíduos que recolhiam esses cartões das vítimas e na oportunidade foram apreendidas diversas maquinas de cartão que estavam em poder deles.”, disse.
Segundo o delegado, a Polícia Civil prossegue com a investigação para identificar outros envolvidos. “Vamos prosseguir com as investigações para identificar os demais envolvidos, já que essas pessoas que recolhem o cartão ficam com uma pequena porcentagem do dinheiro desviado das vítimas e temos o objetivo de identificar quem está por trás desses golpes. E fica o alerta, bancos não pedem a senha do cartão e não mandam ninguém para retirar cartões na residência, portanto fiquem atentos.”.
Outro golpe que vem ocorrendo é o do WhatsApp e o Dr. Marcelo Marques Silva Lemes também explicou como acontece. “A vítima recebe mensagem de número desconhecido, mas tem foto de perfil de pessoa próxima. A pessoa fala que precisou trocar o número de celular e em seguida solicita dinheiro por transação bancária ou pix, antes de fazer qualquer informação, telefone para a pessoa, converse e veja o que realmente está acontecendo. Vem ocorrendo bastante esse golpe aqui na região.”, finalizou.
A Policia Civil está à disposição de toda a população e qualquer dúvida o contato é o (18)3528-1314. Lembrando que se a pessoa receber esse tipo de ligação, ou cair em um dos golpes, não deixe de procurar a delegacia para o registro do boletim de ocorrência.