Polícia Civil de Osvaldo Cruz faz alerta a empresários sobre golpes por telefone

26/05/2023 09h17 Falsários usam o WhatsApp para tirar dinheiro das vítimas.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Polícia Civil de Osvaldo Cruz faz alerta a empresários sobre golpes por telefone .

A Polícia Civil de Osvaldo Cruz emitiu um alerta a todos os empresários da cidade e demais pessoas a quem possa interessar o comunicado, com relação a golpes que tem ocorrido por telefone, através do WhatsApp.

Trata-se de um golpe já conhecido, mas que os falsários vão modificando a forma de aplicá-lo, fazendo com que as pessoas mais descuidadas sofram prejuízos.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Delegado de Polícia Titular do município de Osvaldo Cruz, Dr. Marcelo Marques Silva Lemes. “Na verdade, esses golpes através do WhatsApp têm várias formas e uma delas é quando os autores conseguem tomar a conta da pessoa, eles de uma certa forma clonam, transferem para seu celular o WhatsApp da vítima. Da mesma forma que o usuário faz para transferir o WhatsApp quando ele compra um aparelho novo, ou um novo número, onde ele recebe um código SMS e com esse código você consegue transferir a sua conta.”, disse.

De acordo com o delegado, conforme foi verificado nos crimes praticados nos últimos dias, os golpistas fizeram contato por telefone fixo. “Eles fizeram contato com telefones fixos de algumas empresas e sob pretexto de fazer uma atualização no sistema pediam um número de telefone celular e enviavam código solicitando que lhe fosse transmitido esse código. No momento em que a vítima recebia o código e encaminhava para esses golpistas, eles conseguiam transferir a conta para outro número e a partir daí aplicavam os golpes.”.

Segundo Dr. Marcelo, o interessante é que ao transferirem a conta do WhatsApp eles arrastam também todas as conversas feitas pela vítima, e para cada vítima é feita uma leitura de mensagens pegando detalhes do bate papo, de forma que eles conseguem inclusive aplicar a mesma linguagem usada pela pessoa, com apelidos e expressões. “Ou seja, usando uma textualização acaba facilitando a aceitação da mensagem por parte da pessoa que está sendo contatada, fazendo com que ela pense que está realmente se comunicando com a dona verdadeira da conta do WhatsApp, fazendo com que a pessoa alvo caia mais facilmente no golpe do Pix. Aí, quem está se passando por dono da conta pede ajuda, favor, solicitando o envio de um Pix por um motivo ou por outro, e a pessoa que está sendo procurada acaba caindo no golpe.”.

O delegado aconselha as pessoas a tomarem muito cuidado quando recebem esse tipo de pedido para mandar Pix. “Quem tiver o primeiro assédio para envio de código no telefone fixo ou mesmo celular, recuse imediatamente. Nunca clique em links estranhos recebidos vindo de pessoas que você não conhece, ou situações suspeitas. No caso em que os golpistas não clonam a conta, mas se utilizam da foto da pessoa, falando que é ela, procure ligar para a pessoa conhecida ou familiar para ver se realmente é ela que está por traz do pedido. No caso em que a pessoa já caiu no golpe, é importante procurar imediatamente o banco, pois quanto mais rápido o fato for avisado, maior será a chance de tentar impedir a consumação do Pix ou outra transferência e, logo depois, procurar a Polícia e registrar o ocorrido.”, finalizou o delegado Dr. Marcelo Marques Silva Lemes.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular