Polícia Civil constata troca de bebês na Santa Casa de Panorama

14/09/2017 06h44 As crianças foram devolvidas às suas verdadeiras famílias nesta quarta-feira.
Redação - Policia Civil, Panorama - Sp
Polícia Civil constata troca de bebês na Santa Casa de Panorama A troca dos bebês aconteceu na Santa Casa de Panorama.

A Polícia Civil concluiu, após a realização de testes de DNA, que houve a troca de dois bebês recém-nascidos na Santa Casa de Panorama . Na manhã desta quarta-feira (13), na sede da Delegacia da Polícia Civil em Panorama, as crianças foram "destrocadas" e devolvidas às suas verdadeiras famílias.

Os dois bebês do sexo masculino nasceram no dia 19 de agosto deste ano, na Santa Casa de Panorama. A Polícia Civil começou a investigar o caso depois de ter sido procurada pela mãe de um dos meninos que relatou uma diferença na pulseira fornecida pelo hospital para a identificação do seu filho, que já indicava uma "troca".

O delegado responsável pelo caso, Eliandro Renato dos Santos, explicou que, inicialmente, solicitou um teste de DNA para o pai, a mãe e o primeiro bebê envolvido e o resultado revelou 100% de incompatibilidade genética entre eles.

Depois disso, também foi feito o exame de DNA na outra família – mãe, pai e bebê e o resultado demonstrou que, de fato, não eram os pais da criança.

Dois enfermeiros foram ouvidos e apontaram quem teria sido a enfermeira que teria trocado os bebês. Ela disse que, por um equívoco, pegou o bebê de um berço e o deu para a mãe, sem atentar para a pulseira que a criança usava, explicou o delegado.

Na manhã desta quarta-feira (13), um psicólogo esteve na delegacia para conversar com as famílias e orientar-lhes sobre a situação. A "destroca" dos bebês também foi acompanhada por outros familiares, além das mães e representantes do hospital.

O delegado contou que pretende encaminhar até a próxima semana ao Fórum de Panorama a conclusão das investigações sobre o caso.

Segundo ele, será imputada à enfermeira envolvida no caso a conduta prevista no artigo 229 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O texto da lei trata como crime “deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto”.

A provedora da Santa Casa de Panorama, Silvana Monteiro, lamentou o ocorrido e informou que o hospital já tomou todas as providências internas necessárias de responsabilidade da entidade.

De acordo com Silvana, o hospital "vai dar todo o suporte psicológico necessário às famílias".

Diante da gravidade da situação, vamos remodelar o quadro de funcionários. Todas as providências já estão sendo tomadas. Colaboramos em 100% com a própria polícia, esclareceu a provedora.

Fonte: G1 - P. Prudente

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular