Durante cumprimento da operação Piracema uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizou policiamento náutico no rio Aguapeí em Flórida Paulista e efetuou o recolhimento de redes, espinhéis e anzóis de galho que estavam armados irregularmente no local fiscalizado. Não foi localizado o possível responsável pela conduta.
Conforme a PM Ambiental, foram encontrados e apreendidos seis redes de nylon de 10 metros de comprimento por 1,20 metros de altura e malhas 80, 90 e 200 milímetros, dois espinheis de 15 metros de comprimento com seis anzóis cada, e trinta anzóis de galho. Os peixes capturados foram devolvidos ao habitat.
A PM Ambiental informou que a ocorrência será encaminhada via ofício à PolíciaCivil de Flórida Paulista, conforme o artigo 34 da Lei Federal nâ° 9605/98. Os materiais apreendidos ficaram depositados na sede da Polícia Ambiental de Dracena à disposição da Justiça.
O período de defeso da Piracema - de proteção à reprodução natural dos peixes - começou no dia 1º de novembro e segue até o dia 28 de fevereiro. Nesses quatro meses são fixadas restrições para a pesca. O regramento para a Bacia do Rio Paraná está definido na Instrução Normativa nº 25/09.