A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (17) Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, no aeroporto de Guarulhos. Ele tentava deixar o Brasil em um avião particular com destino a Malta. A prisão faz parte da operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos e inclui sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em diversos estados.
O caso veio à tona um dia após o anúncio da venda do Banco Master ao consórcio liderado pelo grupo Fictor, que previa aporte de R$ 3 bilhões. Com a decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central, qualquer negociação em andamento foi interrompida. Vorcaro foi levado à Superintendência da PF em São Paulo, e seus bens foram tornados indisponíveis.
As investigações, iniciadas em 2024, apontam crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa. A operação mira instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional e suspeitas de venda de títulos falsos a outros bancos, com posterior substituição irregular de ativos.