Uma operação policial prendeu 13 homens, nesta sexta-feira (30), por furto e envolvimento em associação criminosa, em Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP).
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada para apurar um caso de homens em atitude suspeita em um estabelecimento comercial localizado no Jardim Universitário.
Segundo os militares, as informações iniciais indicavam um possível furto de cabos subterrâneos pertencentes a uma empresa de telefonia.
Ao abordarem os suspeitos, os homens se identificaram como funcionários terceirizados da empresa.
Além disso, ao notarem a aproximação das viaturas, três tentaram fugir, mas foram detidos nas proximidades.
No local, os suspeitos utilizavam um carro, uma picape e uma caminhonete, que estava carregada com aproximadamente uma tonelada de peças de cobre.
Ao todo, 2.400 metros de cabo subterrâneos foram cortados, mas parte desses cabos já havia sido levada.
O primeiro registro dessa ocorrência foi no sábado (24), ninguém naquele dia foi preso e começou as investigações
Um dos carros foi identificado com falso, com um logotipo falso de uma empresa, para identificar como se fosse uma empresa de manutenção. Além disso, todos os veículos tinham placas do Estado de Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, todos os produtos seriam levados para a chácara, em Álvares Machado (SP), e há a estimativa de um prejuízo de pelo menos R$ 200 mil com os cabos furtados.
Durante as investigações, os militares perceberam que, na chácara, haviam mais produtos furtados, outros envolvidos e uma arma de fogo.
Ainda conforme os militares, após a confirmação de um representante oficial da empresa de telefonia, que compareceu ao local e ratificou a inexistência de autorização para os serviços realizados, os 13 homens foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia da Polícia Civil, em Presidente Prudente (SP), onde permanecem à disposição da Justiça.
Conforme a Polícia Civil, a operação ainda segue em andamento.