Mulher é multada após manter periquito-rei e dois filhotes em cativeiro sem autorização

20/10/2023 08h24 Ocorrência foi registrada, nesta quarta-feira (18), em Emilianópolis (SP).
Por G1, Emilianópolis (SP)
Mulher é multada após manter periquito-rei e dois filhotes em cativeiro sem autorização Foto: Polícia Ambiental

Uma mulher, de 48 anos, foi autuada em R$ 1,5 mil, nesta quarta-feira (18), por manter aves silvestres em cativeiro, em Emilianópolis (SP).

Segundo a Polícia Ambiental, uma equipe foi até a residência após uma denúncia de que havia vários filhotes de papagaios. No local, conforme os policiais, já era possível ouvir o som dos pássaros da calçada.

Os agentes foram recebidos pelo morador da residência, que autorizou a entrada da equipe e acompanhou a vistoria.

No quintal da casa, os policiais encontraram três pássaros em cativeiro, sendo uma fêmea da espécie periquito-rei (Aratinga aurea) e seus dois filhotes.

O homem informou que ele e sua esposa trabalhavam na zona rural e, após um vento forte, houve a queda do ninho e os pássaros caíram no chão. Ele alegou ainda que sua esposa temendo que as aves fossem devoradas por outros animais, as recolheu até estarem aptas para a soltura na natureza.

Um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1,5 mil foi elaborado contra a esposa do morador por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa.

Os pássaros foram depositados com o envolvido a título de fiel depositário, tendo em vista a ausência de local licenciado para a destinação.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular