Dois homens, de 61 e 63 anos, foram multados, nesta terça-feira (29), em R$ 22,5 mil por pastoreio de gado em área de reserva no Assentamento André Franco Montoro, em Marabá Paulista (SP).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, uma equipe recebeu uma denúncia de gado em área de reserva legal.
Durante a vistoria, a equipe localizou 17 bovinos no interior da área protegida, sendo quatro de propriedade do homem, de 61 anos, e 13 pertencentes ao outro idoso, de 63 anos.
Conforme a Polícia Ambiental, a inspeção constatou indícios claros de degradação ambiental, caracterizados pelo pisoteio, supressão de regenerantes e compactação do solo, evidenciando a utilização contínua da área para pastoreio de bovinos, prática que impede a regeneração natural da vegetação nativa.
Os homens foram orientados e multados, totalizando R$ 22.500 em multas.
Os animais foram retirados da área de protegida e entregues em fiel depósito aos respectivos proprietários, mediante compromisso de não retorno ao local e da condição de fiel depositário dos animais.
A ocorrência será apresentada via ofício à delegacia de Polícia Civil local, pelo cometimento de crime ambiental e os envolvidos responderão criminalmente.