Um homem, de 31 anos, foi multado em R$ 3,5 mil por manter aves silvestres em cativeiro em uma residência no Jardim Bela Vista, em Taciba (SP).
Nesta quarta-feira (5), a Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de que uma pessoa manteria aves da fauna silvestre em cativeiro. A equipe foi até o endereço indicado e, no local, os policiais informaram o morador sobre a suspeita e ele autorizou a entrada dos militares e acompanhou a vistoria.
Na parte dos fundos do imóvel, foram encontradas sete gaiolas com aves da fauna silvestre, ou seja, três trinca-ferros (Saltator similis), um bigodinho (Sporophila lineola), um canário-da-terra (Sicalis flaveola), um coleirinho-do-brejo (Sporophila collaris) e um tiê-sangue (Ramphocelus bresilius).
O morador foi questionado e confessou que não tinha autorização para manter as aves em cativeiro. Diante disso, ele foi multado em R$ 3,5 mil por infração ambiental.
As aves foram apreendidas e soltas na natureza por apresentarem estado bravio, enquanto as gaiolas foram destruídas.
A ocorrência será apresentada à Delegacia da Polícia Civil para investigação de eventual crime ambiental previsto no artigo 29 da lei federal 9.605/98.