Uma moradora de Pirapozinho (SP) foi vítima de um golpe virtual conhecido como “falso relacionamento”, que causou prejuízo total de R$ 25,2 mil, segundo a Polícia Civil.
De acordo com a investigação, a vítima se relacionou online com um homem que se apresentava como “Lyncon Brown”, suposto estrangeiro residente em Damasco, na Síria. Após conquistar a confiança da vítima, o golpista a convenceu a realizar transferências bancárias, alegando que o dinheiro seria usado para liberar bens e encomendas enviadas ao Brasil.
Durante a apuração, a Polícia Civil identificou quatro suspeitos envolvidos no grupo criminoso. A análise de movimentações bancárias e comunicações telefônicas indicou indícios de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Com base nas informações, foi deflagrada nesta sexta-feira (7) a Operação Lyncon Brown, com mais de 20 policiais civis, entre delegados, investigadores, agentes e escrivães. Foram cumpridos mandados de apreensão de documentos e coleta de provas nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes e Suzano. O nome da operação faz referência ao perfil usado pelo golpista, simbolizando o combate a fraudes sentimentais e crimes cibernéticos baseados em manipulação emocional e engano financeiro.
A Polícia Civil reforça que segue atuando no combate a crimes virtuais e orienta a população a desconfiar de pedidos de dinheiro ou transferências feitos por pessoas conhecidas apenas pela internet.