Faixas alertam sobre aumento no número de furtos em comércios no interior de SP: 'Socorro'

12/07/2022 06h59 De janeiro a maio deste ano, Araçatuba (SP) registrou 950 furtos; número é quase 7% maior se considerado o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública.
Por Tupã City , Araçatuba (SP)
Faixas alertam sobre aumento no número de furtos em comércios no interior de SP: 'Socorro' (Foto: Reprodução TV Tem)

Comerciantes de Araçatuba (SP) implantaram faixas para alertar sobre o aumento no número de furtos registrados no Centro da cidade.

"Atenção! Área insegura, excesso de furtos. Protejam-se", alerta uma faixa colocada na porta de uma loja. "Furtos frequentes nesta área. Socorro!", diz outra.

De janeiro a maio deste ano, o município registrou 950 furtos. O índice é quase 7% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, que apresentou 889 furtos, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O comércio de Leandro Tomohiro faz parte desta estatística, pois foi furtado quatro vezes apenas neste ano.

"Essa é a quarta vez que entram na loja. A gente teve que fazer o investimento pra fortalecer a segurança e mesmo assim tiveram a audácia de entrar na loja e praticar o furto", afirma.

Já o comerciante Maurício Rossi apostou em medidas de segurança para evitar novos crimes.

"Vou por grade, fechar com uma janela, vou colocar ouriço, cerca elétrica, vou me proteger do jeito que eu achar necessário porque é difícil. Por enquanto é furto, mas dá medo de começarem a render a gente. Se está impune e não acontece nada, podem começar a praticar outro tipo de crime."

Por causa da alta taxa de furtos no bairro, os comerciantes apostaram nas faixas para alertar possíveis vítimas e também as autoridades.

"O intuito da faixa foi, em uma reunião com a comunidade, querer chamar a atenção das autoridades para este problema nosso. Mas as autoridades já tinham conhecimento e nós estávamos sendo esquecidos. Precisávamos bolar alguma forma", diz o comerciante Sérgio Lourenço, que propôs a medida para tentar resolver a questão.

A ação dos comerciantes chamou a atenção da Polícia Militar de Araçatuba, que afirma que vem acompanhando a evolução dos casos e realizando medidas para evitar novos crimes.

"Nos incomoda quando recebemos este tipo de denúncia de forma informal. A maior forma de ajudar a polícia a fazer policiamento melhor é pelo 190 ou mesmo boletins de ocorrência, que geram para a gente um banco de dados ou análise estatística onde a gente consegue direcionar o policiamento e fazer um planejamento mais efetivo pra fazer a segurança desses determinados bairros", afirma o capitão da Polícia Militar Carlos Henrique Lourenço Rovina.

"É óbvio que a gente não aceita a criminalidade. Vamos combater de forma eficiente este tipo de crime. Estamos aumentando o policiamento na região central a partir de escalas extraordinárias, outros programas de policiamento, em contato com Força Tática, Batalhão de Ações Especiais. E algumas ações pontuais também serão executadas no local."

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular