Durante a operação que visa a segurança do sistema elétrico e da comunidade, empresa conta com o apoio da polícia.
A Energisa Sul-Sudeste realiza uma operação especial de combate a furto e fraudes de energia no município de Presidente Prudente. Além das inspeções em imóveis residenciais, desta vez as equipes reforçaram os trabalhos para identificar ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia também em estabelecimentos comerciais. A ação conta com o apoio das polícias Civil, Científica e Militar, além do uso de drones em localidades específicas.
De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, nessas inspeções, que fazem parte da rotina de atuação da Energisa, o intuito é zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes.
"Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco grave à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros", destaca.
Previstos no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a cinco anos de prisão, o furto e a fraude na rede de energia também oneram todos os que pagam a conta em dia, uma vez que os valores desviados acabam sendo divididos entre os clientes regulares.
Só neste ano, as equipes da Energisa realizaram 365 inspeções em Presidente Prudente, sendo que foram identificadas 38 irregularidades e recuperados 121.362 kWh de energia, quantidade suficiente para abastecer 607 imóveis com consumo médio de 200 kWh, durante um mês.
No ano passado foram 224 irregularidades no município e um total de 761.742 kWh recuperados no município. Quando tratamos desses números nas 24 cidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste, foram 352 irregularidades, mais de 1 milhão de kWh recuperados durante o ano todo, o que daria para suprir a demanda de energia elétrica de 5.162 famílias.
"Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia", acrescenta Renan.
Denúncia anônima
O furto de energia, conhecido como gato, é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Já a fraude consiste na manipulação dos equipamentos de medição, com o objetivo de reduzir ou "zerar" o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de ligações clandestinas ou adulteração nos medidores. Pelos canais de atendimento, a Energisa mantém uma equipe para acolher essas denúncias e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato.
Acesse www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou fale gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.