Em Adamantina, Polícia Militar amplia policiamento e integração com escolas

25/04/2023 08h27
Por Bastos Já , Adamantina (SP)
Em Adamantina, Polícia Militar amplia policiamento e integração com escolas (Foto: Reprodução)

A Polícia Militar em Adamantina, por meio da 2ª Companhia, tem atuado na ampliação do policiamento nas proximidades de escolas, por meio das rondas escolares, como também a integração das ações preventivas junto à comunidade escolar.

As medidas seguem as políticas públicas que buscam ampliar a sensação de segurança nos estabelecimentos de ensino. A aproximação positiva junto aos estudantes e aos profissionais que trabalham nessas escolas fortalece um ambiente de confiança e segurança, para a melhor convivência e tranquilidade da comunidade.

Conforme divulgou recentemente a Prefeitura de Adamantina, a educação municipal em conjunto com a 2ª Companhia da PM, tem atuando em conjunto com o objetivo de intensificar a segurança nas unidades escolares do município.

De acordo com o capitão Eder Bressan, comandante da 2ª Cia PM – conforme divulgou a Prefeitura de Adamantina –, o efetivo estará presente na ronda escolar e os policiais militares estão orientados para que o policiamento ao entorno das escolas, incluindo as creches, seja reforçado. “Queremos pedir que a população fique atenta às notícias falsas que vem circulando, não espalhe, não divulgue, pois vamos atuar para identificar quem deu início e a pessoa será responsabiliza”, afirma o oficial.

A orientação é que ao se deparar com qualquer situação diferente, os pais, professores, funcionários das escolas devem entrar em contato de forma imediata com o telefone 190. “Pedimos que os pais dos nossos alunos fiquem tranquilos, as equipes das escolas estão atentas e estamos trabalhando em conjunto para manter a segurança”, finaliza Osvaldo José, secretário municipal de educação de Adamantina, de acordo com o conteúdo divulgado pela Prefeitura local.

Apuração e responsabilização por fake news Além do policiamento ampliado, outro destaque é a atuação das forças de segurança pública para identificar e responsabilizar quem produz e distribui fake news. Recentemente, muitas notícias falsas sobre ataques a escolas apavoraram pais, estudantes, trabalhadores das escolas e a comunidade. Havendo a identificação dos autores, os mesmos poderão ser responsabilizados criminalmente pela disseminação de notícia falsa.

Aplicativo da Polícia Militar facilita denúncias

Na primeira quinzena de abril o Governo de São Paulo anunciou um pacote de medidas, de políticas públicas, para ampliar a proteção a estudantes e trabalhadores da educação. No campo da segurança pública, o destacou o reforço no programa Ronda Escolar e criou uma facilidade dentro do aplicativo 190 da Polícia Militar, com o novo ícone Segurança Escolar.

Conforme o Governo de São Paulo, todos os casos acionados por meio do app terão preferência no despacho de viatura, assim como já é feito com o aplicativo SOS Mulher. A medida vai dar ainda mais agilidade neste tipo de atendimento. Por meio dele, o estudante vai conseguir denunciar atitudes suspeitas em sala de aula, anexar prints de redes sociais suspeitas e pedir ajuda, tudo de maneira anônima.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular