Dois homens, de 20 e 58 anos, tiveram multas somadas no valor de R$ 182 mil por maus-tratos e por manterem aves silvestres em cativeiro na tarde desta terça-feira (28) em Teodoro Sampaio (SP).
Segundo a Polícia Ambiental, a ocorrência foi atendida após uma denúncia anônima em um assentamento do município. No local, os policiais encontraram 22 filhotes de papagaio em duas caixas de madeira.
A polícia também encontrou quatro periquitos mantidos em cativeiro. Um dos suspeitos foi preso por crime ambiental e encaminhado à delegacia da cidade. O homem prestou depoimento e foi liberado em seguida. Ele e o filho, considerados suspeitos do tráfico das aves, poderão ser penalizados pelo crime.
As aves foram apreendidas e encaminhadas à Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS), onde passarão por cuidados de biólogos e médicos veterinários. Assim que estiverem em condições, serão devolvidas à natureza.
Aves em cativeiro
A Polícia Ambiental também atendeu uma ocorrência de aves silvestres presas em cativeiro, na segunda-feira (27), em uma casa no Jardim Paulista, em Martinópolis (SP).
Foram encontradas duas aves silvestres da espécie coleirinho e três aves híbridas da espécie pintagol. O morador, de 53 anos, disse não ter autorização para manter os animais em cativeiro. Ele foi multado em R$ 3,6 mil por crime ambiental.
Segundo a Polícia Ambiental, os coleirinhos foram soltos na natureza, enquanto os pintagóis permaneceram com o homem por falta de local adequado para destinação.