Depois de ser atacado por abelhas, cachorro morre de choque anafilático em Osvaldo Cruz

13/10/2020 06h07 Conforme o Corpo de Bombeiros, enxame estava na estrutura de uma caixa d’água de uma casa. Ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (9).
Por G1, Osvaldo Cruz - SP
Depois de ser atacado por abelhas, cachorro morre de choque anafilático em Osvaldo Cruz Cachorro chegou a ser socorrido, mas não resistiu. (Foto: Australia Vet / Reprodução / Cedida)

Um cachorro morreu após ser atacado por abelhas nesta sexta-feira (9), no Jardim Bela Vista, em Osvaldo Cruz. Conforme o Corpo de Bombeiros, o enxame atacou também a dona do animal e o apicultor que auxiliou na contenção dos insetos.

Ainda de acordo com a corporação, a colmeia estava embaixo de um suporte de alvenaria para caixa d’água na residência vizinha em que o cachorro estava. O animal chegou a ser socorrido e levado para uma clínica veterinária. A médica veterinária Alexia Martinez informou ao G1 que o cão já tinha idade avançada, estava com 42º C de febre e com edemas.

Durante 40 minutos, o cachorro foi medicado para tentar conter as convulsões. Os profissionais tentaram diminuir a febre colocando toalhas molhadas em cima dele. Apesar dos cuidados, ainda conforme a veterinária, o animal morreu por choque anafilático.

Os bombeiros informaram que realizaram a contenção emergencial das abelhas utilizando um saco de estopa para fechar o buraco da colmeia e fizeram fumaça no local para que os insetos se acalmassem.

Posteriormente, a corporação retornou ao local e, por conta do difícil acesso, conseguiu remover apenas uma parte da colmeia. A outra precisou ser exterminada.

Enxame e altas temperaturas

A bióloga Ana Paula Nunes Zago Oliveira explicou que a enxameação das abelhas ocorre nos meses de agosto e setembro. Porém, com o clima quente dos últimos dias, o fenômeno se estendeu para o início de outubro. A tendência é de que os insetos migrem de um lugar para outro para construírem um novo enxame. Nesta migração, as que se perdem tentam voltar próximas ao enxame e o mecanismo de defesa é a ferroada.

A bióloga ressaltou que as abelhas voam alvoroçadas quando a rainha não está próxima. Se a rainha estiver próxima, elas formarão um “bolo” no local. Oliveira também disse que os insetos não gostam de barulho excessivo e este fator pode fazer com que as abelhas se estressem.

Em caso de enxame, a orientação é chamar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular