Com uso de gravidade e placas solares, Polícia Civil investiga suposto desvio irregular de água em estação de tratamento

14/11/2024 09h06 Concessionária identificou irregularidade e registrou o caso em Caiabu (SP).
Por: G1, Caiabu - SP
Com uso de gravidade e placas solares, Polícia Civil investiga suposto desvio irregular de água em estação de tratamento Investigação apura suposto desvio irregular de água em estação de tratamento, em Caiabu (SP) — Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil apura um suposto desvio irregular de água em uma estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Caiabu (SP).

Conforme os agentes, em outubro deste ano, a própria concessionária identificou o desvio na lagoa de tratamento do município e procurou a Polícia Civil.

No local, constatou-se a instalação de uma bomba d’água, alimentada por energia produzida por placas solares, que estava “puxando” a água de um dos reservatórios de tratamento de esgoto da Sabesp. Após o tratamento, a água que deveria ser devolvida ao leito do rio estava sendo captada por uma bomba e levada por mangueiras até uma propriedade rural vizinha da lagoa.

Na mesma área, os policiais localizaram outros segmentos irregulares de mangueira, que eram utilizados para distribuir a água para irrigação da pastagem e plantações do local.

Já nesta terça-feira (12), a Polícia Civil constatou um novo furto, utilizando um método diferente do observado pela primeira vez. Os suspeitos colocaram uma mangueira em outro reservatório, fazendo com que a água fosse levada pela força da gravidade e despejada na propriedade particular.

A Polícia Científica esteve no local e a Polícia Civil apreendeu a bomba, as placas solares e as mangueiras. Além disso, um inquérito policial foi instaurado para responsabilização da autoria e circunstâncias do crime.

Em nota ao g1, a Sabesp informou que a ação não afetou o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Caiabu, que "segue operando normalmente".

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!