Uma bebê com apenas 30 dias de vida foi resgatada de um engasgamento neste domingo (22) por policiais militares, em Tupi Paulista (SP).
A polícia foi acionada para atender uma ocorrência em que uma criança recém-nascida estaria engasgada e, no local, os agentes encontraram a bebê já desacordada.
Os militares iniciaram a manobra de Heimlich que fez a bebê reagir e desengasgar.
A recém-nascida foi encaminhada ao Pronto-Atendimento Municipal, junto com a mãe, onde passou por cuidados médicos até receber alta.
Como fazer a manobra de Heimlich em bebês?
• Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
• Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
• Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
• Se ela continuar com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
• Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada de um serviço de emergência.
Se a criança estiver tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgamento devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.