Adolescente é apreendido suspeito de vender crack e maconha a alunos em escola estadual, em Álvares Machado

31/03/2025 09h43 Ao notar a polícia, estudante entregou mais de 30 pedras de droga a um colega de classe.
Por: g1, Álvares Machado - SP
Adolescente é apreendido suspeito de vender crack e maconha a alunos em escola estadual, em Álvares Machado Adolescente foi apreendido por tráfico de drogas em Álvares Machado (SP) — Foto: Polícia Civil

Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido por tráfico de drogas em uma escola estadual, nesta quinta-feira (27), em Álvares Machado (SP).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender um suposto desentendimento entre um aluno e um servidor da escola.

No local, a diretora da unidade informou aos policiais que pegou a bolsa do estudante, pois funcionários tinham visto ele entregando drogas a outros adolescentes. A diretora deu aos militares uma porção de maconha encontrada com o menino.

Na mochila do estudante, a polícia encontrou duas pedras de crack prontas para venda.

O adolescente foi questionado sobre a comercialização da droga e afirmou que era para uso pessoal.

Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Álvares Machado e, no caminho, disse aos militares que havia entregado mais 30 pedras de crack a um amigo que estava na diretoria por outro problema.

Com o segundo adolescente, a polícia encontrou 35 pedras de crack embaladas para venda. Ele também foi encaminhado à delegacia.

Diante da situação, os pais dos alunos, bem como o Conselho Tutelar local foram acionados.

Na delegacia, o primeiro adolescente voltou atrás no depoimento e confirmou que as drogas eram para venda.

O segundo adolescente envolvido relatou à polícia que não usa drogas e nunca tinha sido apreendido antes. Ele detalhou que a droga que estava com ele havia sido repassada pelo colega no momento em que o menino viu os policiais.

O jovem ainda contou que o colega teria sentado ao seu lado e colocado a droga em seu bolso, momento em que ele ficou apavorado e com medo. O adolescente alegou ainda que não sabia o que era e que nunca tinha feito algo parecido antes.

Ao ser questionado sobre a situação, o suspeito afirmou que usa maconha e que guardava a droga em sua bolsa, que estava meio aberta quando um professor viu e avisou a diretora.

O estudante alegou que, quando viu que a polícia estava chegando, se desesperou e pediu para o colega segurar a droga. Ele disse que o colega não sabia o que era, mas mesmo assim pegou.

O suspeito disse ainda que vende cada pedra de crack por R$ 10, mas alegou que não comercializa dentro da escola. Ele confessou que o colega não vende droga e não sabia de nada.

À polícia, o adolescente mencionou ainda que pegou a droga na "pedalada", sem pagar, para fazer um dinheiro e depois pagar o vendedor, que é de Presidente Prudente (SP).

Ele disse que, antes de ser pego nesta quinta-feira, já tinha vendido umas 20 ou 30 pedras da droga.

Ainda conforme o Boletim de Ocorrência, o adolescente já tinha sido abordado outras vezes pelo mesmo crime.

Ele permaneceu apreendido e ficou à disposição da Justiça.

A Polícia Civil ainda solicitou que o adolescente seja internado provisoriamente.

Secretaria da Educação do Estado

A reportagem do g1 solicitou um posicionamento à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) sobre a ocorrência registrada na escola estadual nesta quinta-feira, em Álvares Machado. Confira a nota a seguir:

"A direção escolar tomou todas as providências assim que teve conhecimento da situação. Os responsáveis pelos estudantes, as autoridades competentes, como o Conselho Tutelar, Polícia Militar e os órgãos de saúde, foram chamados. O caso será inserido no aplicativo do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva). A Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e a unidade escolar estão colaborando com as autoridades e permanecem à disposição para esclarecimentos", disse a Seduc-SP ao g1.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!