Acusado de ser mentor de tráfico transnacional de cocaína é condenado a 17 anos de prisão no interior de SP

05/09/2025 09h43 Réu tinha papel de liderança na organização que transportava cocaína do Paraguai para São Paulo em helicóptero avaliado em R$ 4 milhões, em abril de 2019. Interceptação ocorreu na zona rural de Rancharia (SP).
Por: g1, Presidente Prudente - SP
Acusado de ser mentor de tráfico transnacional de cocaína é condenado a 17 anos de prisão no interior de SP Helicóptero que transportava cocaína é apreendido em canavial em Presidente Prudente, interior paulista — Foto: PF-SP/Divulgação

Um homem acusado de ser mentor e financiador de tráfico transnacional de cocaína foi condenado a 17 anos e quatro meses de prisão pela 2ª Vara Federal de Presidente Prudente (SP), na quarta-feira (3).

De acordo com a Justiça Federal, o réu atuava como um dos líderes da facção, e a reclusão será em regime fechado.

Embora o homem não estivesse presente no momento da apreensão, ele foi apontado como mentor e financiador da transação, além de responsável pela aeronave utilizada.

A acusação indicou que ele integrava a organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína, além de exercer o papel de liderança dentro do grupo.

Para o juiz federal, a materialidade e autoria dos crimes ficaram comprovadas por meio de interceptações telefônicas, dados de celular, mensagens de aplicativos e depoimentos de agentes da Polícia Federal.

Na decisão, o juiz federal citou os depoimentos de agentes da Polícia Federal, que explicaram a complexidade e a frequência dos crimes de tráfico. O magistrado ainda considerou que o papel de liderança agrava a ação e justifica a pena mais severa.

A defesa do réu alegou nulidades processuais e solicitou a absolvição ou a fixação da pena no mínimo legal.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!