O Paraná foi atingido por três tornados na última sexta-feira (7), que provocaram estragos significativos em cidades da região central do estado, segundo confirmou o Simepar nesta segunda-feira (10). Os municípios mais afetados foram Rio Bonito do Iguaçu, com 90% dos imóveis destruídos, Guarapuava e Turvo, localizados a 130 km e 166 km do epicentro da devastação, respectivamente.
Em Rio Bonito do Iguaçu, os ventos chegaram a 330 km/h, valor atualizado após análises de radares, sobrevoos, vistorias em solo e vídeos da tragédia. Cinco pessoas morreram na cidade, enquanto uma sexta vítima foi registrada em Guarapuava. Pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico; 22 permanecem internadas.
O tornado que atingiu Rio Bonito se formou dentro de uma supercélula, a tempestade mais severa, gerada por altas temperaturas, umidade intensa e mudanças na direção dos ventos com a altura. O cenário foi descrito pelo Corpo de Bombeiros como “de guerra”, com casas e estruturas destruídas.
O governo estadual anunciou um repasse de R$ 50 milhões para reconstrução da cidade, podendo chegar a R$ 50 mil por residência, além de liberar a reconstrução das escolas destruídas. Moradores que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação de renda pelo INSS.
O Enem, que seria aplicado no município, foi adiado devido à tragédia. Voluntários, moradores e órgãos públicos seguem com os trabalhos de cadastramento das famílias, retirada de escombros e distribuição de donativos.
Um morador relatou o impacto do tornado: “Em questão de um minuto, foi como se caísse uma bomba na nossa casa. O pai foi arremessado junto com a estrutura de madeira da residência.”
O Paraná segue contabilizando os danos e dando suporte às famílias atingidas enquanto a reconstrução das cidades mais afetadas começa.