A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a licença de operação do Ibama para perfurar um poço exploratório em águas profundas na região da Foz do Amazonas, considerada uma das novas fronteiras de petróleo e gás do país.
Segundo o Ibama, a licença foi concedida após a empresa realizar ajustes e aperfeiçoamentos no projeto. A Petrobras afirmou que comprovou a robustez da estrutura de proteção ambiental que será utilizada durante a perfuração.
A estatal destacou ainda que a exploração de novas fronteiras é essencial para assegurar a segurança energética do Brasil e fornecer recursos para uma transição energética justa.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a aprovação e afirmou que a exploração na Margem Equatorial representa o "futuro da soberania energética" do país. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reforçou que a decisão mostra que é possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental, garantindo benefícios às populações locais e fortalecendo a soberania energética nacional.
Por outro lado, ambientalistas e entidades de proteção ambiental criticaram a licença, considerando-a um golpe às políticas ambientais, especialmente às vésperas da COP30, que será sediada no Brasil.
Detalhes da perfuração:
O poço será perfurado no bloco FZA-M-059, localizado a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas e 175 km da costa, em região de mar aberto. A operação terá início imediato e duração prevista de cinco meses. Nesta fase, o objetivo da Petrobras é coletar dados geológicos e avaliar a existência de petróleo e gás em escala comercial.