Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro realizam nesta terça-feira (28) uma operação para prender cerca de 100 traficantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Até o momento, quatro suspeitos e um policial civil morreram durante confrontos.
A ação faz parte da Operação Contenção, iniciativa do governo estadual para combater a expansão da facção. Criminosos reagiram com tiros, barricadas em chamas e até bombas lançadas por drones, enquanto alguns tentaram fugir em fila indiana pelas partes altas das comunidades.
Balanço parcial:
4 suspeitos mortos, incluindo dois da Bahia e um do Espírito Santo;
1 policial civil morto e outros 6 agentes feridos;
3 civis atingidos por disparos, incluindo um homem em situação de rua;
25 presos, entre eles Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um chefe do CV;
Apreensão de 10 fuzis, 2 pistolas e 9 motocicletas.
O secretário de Segurança Pública do RJ, Victor Santos, afirmou que a operação foi planejada exclusivamente pelo Estado, sem apoio federal, e que a área afetada abriga cerca de 280 mil pessoas.
O impacto do confronto inclui fechamento de escolas e unidades de saúde e desvios de linhas de ônibus para garantir a segurança de moradores e rodoviários.
A operação mobiliza policiais militares do Comando de Operações Especiais, agentes da Polícia Civil, promotores do Ministério Público, além de helicópteros, blindados, veículos de demolição e ambulâncias. Parte dos alvos é de outros estados.