O Banco Central (BC) anunciou que divulgará, ainda em setembro, as regras para o PIX parcelado, modalidade de crédito que permitirá parcelar pagamentos via PIX, beneficiando cerca de 60 milhões de pessoas sem acesso a cartão de crédito.
A regulação busca padronizar a experiência, incorporando princípios de educação financeira e maior transparência na contratação, além de estimular a competição entre instituições financeiras. A expectativa é que o PIX parcelado seja usado para compras de bens e serviços, inclusive de maior valor.
No funcionamento, o lojista recebe o valor integral de forma instantânea, enquanto o comprador parcela o pagamento por meio de crédito fornecido por sua instituição financeira. Em caso de atraso ou inadimplência, os juros serão definidos pelo banco, conforme o perfil do cliente.
O BC prevê que a modalidade ofereça taxas competitivas e proporcione uma alternativa mais acessível ao parcelamento tradicional no cartão de crédito, que muitas vezes inclui juros altos e taxas do rotativo.