Ato em apoio ao ex-presidente Lula tem confronto com PM e 4 feridos em João Pessoa

24/01/2018 15h32 Pelo menos um policial e três manifestantes ficaram feridos, incluindo um deputado estadual.
Redação - G1, Nacional
Ato em apoio ao ex-presidente Lula tem confronto com PM e 4 feridos em João Pessoa Caminhada a favor do ex-presidente Lula em João Pessoa teve confronto entre Polícia Militar e manifestantes (Foto: André Resende/G1)

Uma caminhada em João Pessoa em apoio ao ex-presidente Lula, que tem um recurso julgado nesta quarta-feira (24) no TRF-4 no caso do triplex do Guarujá, resultou em confronto entre a Polícia Militar e manifestantes. Quando o ato público chegou à frente da sede da Justiça Federal em João Pessoa, participantes do ato tentaram forçar o portão para entrar no local. Houve conflito com a Polícia Militar, resultando em pelo menos um policial e três manifestantes feridos - sendo um deles o deputado estadual Frei Anastácio (PT). (Veja no vídeo abaixo confronto entre polícia e manifestantes).

Dois manifestantes e o policial foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Todos foram atendidos e seguiam internados em estado regular até as 11h (horário local). O deputado Frei Anastácio foi atingido na testa por uma bala de borracha, mas continuou no local e não precisou de atendimento médico.

Inicialmente, o G1 informou que quatro pessoas haviam sido presas no local. O coronel Sena, da Polícia Militar, responsável pelas negociações para o fim do tumulto, negou que tenha havido detidos, mas informou que detalhes sobre a ação policial serão dados oficialmente pela assessoria da PM posteriormente. Até as 12h30, a assessoria não se posicionou sobre o assunto. A confusão foi encerrada por volta das 11h.

A Justiça Federal na Paraíba informou, por nota, que o expediente no prédio precisou ser encerrado às 13h30 (horário local) e que, com a medida, os processos cíveis e criminais terão seus prazos suspensos e não serão realizadas audiências ou sessões de julgamento desses feitos. Os prazos processuais voltam a transcorrer normalmente a partir desta quinta-feira (25).

Confronto entre manifestantes e Polícia Militar

A caminhada saiu por volta das 9h (horário local) da Praça João Pessoa, no Centro da cidade, onde fica a sede dos Três Poderes, e seria encerrada ao chegar à sede da Justiça Federal, que fica no bairro de Pedro Gondim, na capital.

A estimativa da organização é de que, pelo menos, 500 pessoas tenha ido para a concentração do ato, e a expectativa era de reunir até 2 mil pessoas até o fim da caminhada. A Polícia Militar informou que não está divulgando estimativa dos participantes na manifestação.

O tumulto começou por volta das 10h30 (horário local) após a chegada ao ponto final da caminhada, quando algumas pessoas tentaram forçar a entrada no prédio da Justiça Federal.

Um confronto se iniciou com manifestantes atirando pedras e a polícia atirando balas de borracha e bombas de efeito moral. Manifestantes foram feridos por balas de borracha e um policial sofreu uma pedrada na cabeça.

"É uma mobilização nacional muito grande, foi uma vitória dos movimentos sociais que nós realizamos no país de ontem para hoje. João Pessoa organizou sua atividade, estamos em vigília aqui desde ontem e várias cidades da Paraíba organizaram atividades. É uma data importante para o PT e para a democracia brasileira, nós acreditamos na absolvição do presidente, e temos certeza que todo esse movimento que realizamos não foi em vão, foi importante, porque a pressão popular é que vai garantir a presença do presidente Lula nas urnas", disse o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular