APA alerta para revisão urgente dos protocolos de biosseguridade nas granjas

20/05/2025 08h50
Por: Bastos Já/A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da APA, Brasil
APA alerta para revisão urgente dos protocolos de biosseguridade nas granjas .

A Associação Paulista de Avicultura (APA) emitiu um comunicado nesta sexta-feira, dia 16 de maio, reforçando a importância de que todos os proprietários e responsáveis técnicos (RTs) do setor avícola revisem de forma rigorosa e detalhada seus programas de biosseguridade. A orientação ocorre após o Brasil deixar de figurar entre os países livres de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), condição que impacta diretamente as exportações de produtos avícolas do país para o mercado internacional.

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, neste dia 15 de maio, o primeiro foco do vírus de alta patogenicidade (IAAP) detectado em matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Em nota enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 16 de maio, a APA informou que “reconhece o empenho das equipes técnicas oficiais e privadas na contenção do caso identificado e confia na pronta resposta dos órgãos competentes. Contudo, reforça que ainda não é possível estimar com precisão o alcance dos impactos dessa ocorrência.”

A entidade demonstrou, em nota, que “neste momento, é essencial que cada produtor assuma sua responsabilidade e fortaleça os protocolos internos de prevenção. Uma eventual falha isolada pode comprometer a integridade de todo o setor, e a colaboração de todos é vital para minimizar riscos e proteger a avicultura brasileira”, destacou a entidade, demonstrando que a associação se mantém à disposição para orientar e apoiar os avicultores nesse período, reiterando seu compromisso com a saúde animal e a sustentabilidade da produção avícola nacional.

A APA

Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura (APA) representa e apoia a avicultura industrial paulista, região que atualmente é responsável pela produção de 18,4 bilhões de ovos e 1,5 milhão de toneladas de carne de frango por ano.

Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de grande representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista através de serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor.

Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como: genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista.

Mais informações: www.apa.com.br

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!