Você Repórter: Moradores do Bairro Jangada em OC reclamam das condições da estrada rural

28/03/2024 08h49 Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz respondeu atrás de nota.
Redação - Wilson Bettiol* , Osvaldo Cruz (SP)
Você Repórter: Moradores do Bairro Jangada em OC reclamam das condições da estrada rural (Foto: Wilson Bettiol/ Portal Metrópole)

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi procurada por moradores do bairro rural Jangada, em Osvaldo Cruz, que pedem melhorias da estrada local, que recentemente recebeu o programa ‘Melhor Caminho’.

Um dos moradores é o horticultor Manoel Ornelas, que explicou a situação da estrada rural. “Foi feito o Melhor Caminho, a gente concorda, só que a organização do restante do serviço nós não estamos contentes, inclusive já reclamamos várias vezes. Nós ouvimos a senhora prefeita falando que ela consultou os moradores e eles estão satisfeitos com o serviço, mas a senhora não citou nomes. Eu me chamo Manoel Ornelas, moro acima da ponte e espero que sejam corrigidos alguns erros. Esses dias vocês plantaram o palanque na boca do tubo, vieram, arrancaram a minha cerca porque ali é lugar da água correr, mas quem fez a cerca foram vocês e não eu.”, disse o morador.

Com relação a qualidade da estrada, Manoel Ornelas disse que não está bem. “Várias pessoas passam ali e não conseguem passar pela subida quando chove. Tem que tirar as pedras soltas, pois a estrada não está 100% para chuva e sol. Eu gostaria de saber também se para baixo da minha entrada vai fazer ou não a cerca lateral, só quero o sim ou não.”, concluiu.

Sidney Fernandes, outro morador do bairro também fez a sua queixa sobre os trabalhos feitos naquela estrada. “Sou morador no Bairro Jangada e venho falar o que tem acontecido aqui na estrada, que passou pelo programa Melhor Caminho, mas tem havido alguns erros, porque as caixas laterais que foram feitas já estouraram e danificaram a entrada para minha casa. Já fiz o pedido de melhoria desde o dia 07 de Setembro do ano passado para colocar tubulação na entrada, pois dependo do local para entrar e sair, e pelo meu caso de saúde já teve vez da estrada estar cortada, eu ter que ir para Marilia no médico, então venho dizer que eu não estou satisfeito pelo fato de estar esperando desde o dia 07 de setembro até hoje essa tubulação, mas até agora nada foi feito. No caso de um período de chuvas fortes a família vai estar ilhada, porque na entrada mais abaixo a gente não consegue ter acesso por conta da terra que vem de cima por causa das caixas que estouraram e transbordaram, e a entrada principal é cortada com a chuva, impedindo o trânsito quando chove. Por isso estamos aguardando essa melhoria.”, disse o morador.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias repassou a reclamação dos moradores para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz, que respondeu através da seguinte nota:

Nota à Imprensa

A respeito de reclamação de melhorias do Programa Melhor Caminho na Estrada do Jangada, a Prefeitura de Osvaldo Cruz informa através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o seguinte:

O Programa Melhor Caminho é uma obra do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A Prefeitura de Osvaldo Cruz indica o local.

No caso da recente parceria, a Prefeitura de Osvaldo Cruz e o Governo de São Paulo fizeram melhorias importantes de um trecho de 3km na Estrada Rural do Bairro Jangada e ainda outro trecho de mais 3km na Estrada do Cenedesi, altura do Bairro Canguçu, na divisa com Sagres. O investimento é da ordem de R$ 1,1 milhão.

No caso do trecho do Bairro Jangada (OVC -143) é uma estrada íngreme, com subidas e decidas e solo rochoso (conhecido como piçarra). Então, pela própria topografia, parte da estrada sempre exigirá manutenção devido às condições adversas que são próprias do local.

A Estrada do Jangada encontrava-se, antes das melhorias, em condições precárias porque por mais de 10 anos nenhuma outra administração preocupou-se em conservá-la ou mesmo promover melhorias como estas do Melhor Caminho.

Assim, não é possível dizer que os investimentos feitos em 2023 não deixaram a estrada melhor, como os próprios reclamantes admitem.

Eventuais problemas do final de 2023 até agora se referem a duas fortes chuvas com mais de 70mm de volume no intervalo de uma semana no mês de dezembro e outras em janeiro e março de 2024, que podem ter causado problemas não só naquele local, mas em outros. Por isso é que nos últimos dois anos foi instituído um programa permanente de conservação de estradas.

Quanto à reclamação do Sr. Ornelas sobre colocação de palanque na boca do tubo e arrancamento da cerca em sua propriedade, as chuvas causaram o assoreamento e rupturas de alguns pontos, já que não havia tempo hábil de selamento e cobertura vegetal da camada superior do solo, coincidindo com o final da obra e as primeiras chuvas.

A Prefeitura destaca que o morador participou e acompanhou todo trabalho prévio e durante a execução das melhorias e concordou com as obras.

Já sobre a reclamação do Sr. Sidney Fernandes, quanto às "caixas laterais que estouraram", a Prefeitura deve fazer entendimento com a parte para manutenção no que for necessário.

É a nota.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Osvaldo Cruz

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular