Você Repórter: Morador de Osvaldo Cruz pede explicações sobre falta de vigia nas escolas da cidade

20/12/2024 09h56 Encaminhamos a solicitação para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que respondeu através de nota.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Você Repórter: Morador de Osvaldo Cruz pede explicações sobre falta de vigia nas escolas da cidade .

Através do Facebook da Rádio Metrópole FM, um cidadão de Osvaldo Cruz enviou uma solicitação pedindo esclarecimento sobre a questão da presença de vigias nas escolas e creches do município. “Gostaria de pedir ajuda em relação a um problema público. Desde o ano passado foi aprovado (tanto pelos vereadores quanto pela prefeita) um projeto onde todas as escolas e creches municipais teria um vigia, porém, após um ano e mesmo após um novo concurso para o cargo ainda temos sete unidades da educação sem o Vigia. Aparentemente e aqui não é crítica, foi esquecido esse cargo. Mas queria saber qual o critério para alguns lugares contarem com esse funcionário e outros não e por qual razão foi aprovado esse decreto e mesmo com um concurso em vigência não foram chamados os vigias para a função.  Esse assunto já foi inclusive questionado em algumas seções da Câmara dos Vereadores, porém a Prefeitura não deu resposta alguma. Nós como pais gostaríamos de saber se vão esperar acontecer algo para novamente dar importância. Segue a lista dos lugares onde não em vigias: Creche Maria Aparecida Nicolino, Creche Yone Percin, Creche Vicente Galtieri, Creche Rodolfo Zaros, Escola Moacyr Lordello e Escola Getúlio Vargas. Desde já obrigado pela atenção.”.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias encaminhou a solicitação para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, que nos enviou a seguinte nota:

A Prefeitura de Osvaldo Cruz esclarece que a solicitação do cidadão deve ser entendida da seguinte forma:

a) - Não é verdade que exista um decreto ou lei municipal que determine ao município a obrigatoriedade de contratação de vigias para escolas ou centros educacionais, mas sim uma determinação e uma decisão administrativa que foi tomada quando da realização do Fórum Municipal de Educação.

b) - Também não é verdade que sete unidades da rede municipal de Educação estejam sem o Vigia. Ao contrário do que diz o reclamante, a CEI (Creche) "Maria Nicolino", a Escola de Educação Infantil "Moacir Lordello Filho" e a Escola de Ensino Fundamental "Getúlio Vargas" têm vigias.

c) - Está no planejamento para 2025 que as unidades "Creche Yone Persin", "Escola Vicente Gualtieri" e "Creche Rodolfo Zaros" também tenham o mesmo recurso humano.

c) - Não é verdade que a questão de segurança tenha sido esquecida pela administração municipal, muito pelo contrário, antes da decisão da gestão não havia vigias em NENHUMA UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA e hoje, dos 15 estabelecimentos sob sua responsabilidade entre escolas e creches, apenas em duas delas estão sendo finalizados os processos de contratação já previstos para janeiro de 2025, visto que dois profissionais pediram exoneração de seus cargos no último mês. Assim, o chamamento do cadastro reserva vindo de concurso público para esta finalidade ocorre pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura.

d) - Também não é verdade que o assunto tenha sido esquecido, diante dos investimentos aqui detalhados. Na prática, de ZERO VIGIA na rede municipal, hoje são 13 profissionais que dão segurança às crianças matriculadas e colaboradores da Prefeitura no setor da Educação.

e) - Não é verdade que a Prefeitura tenha deixado de dar informações à Câmara Municipal, sendo certo que a resposta foi encaminhada por escrito pela Secretaria Municipal de Educação e pode ser acessada junto àquela Casa de Leis.

f) - Tanto a Prefeitura quanto os profissionais da rede municipal de Educação esperam, ao contrário do questionado, que NENHUM INCIDENTE ENVOLVENDO QUESTÃO DE SEGURANÇA ocorra em nenhuma escola ou creche sob sua administração.  

G) - Adicione ainda que a Prefeitura de Osvaldo Cruz investiu no sistema de monitoramento por câmeras em todas as unidades escolares sob sua responsabilidade e dispôs de um profissional para acompanhar periodicamente durante os horários de aula as imagens. Esta central de monitoramento fica na Delegacia de Polícia Civil e conta com a colaboração das autoridades de segurança.

H) - Some-se ainda a todos esses investimentos o fato da implantação da Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar, na qual policiais de folga seguem com seus trabalhos pagos com recursos da Prefeitura, aumentando a segurança de toda população e em horários de aula, principalmente na entrada e saída de alunos, ocorre reforço de vigilância e policiamento ostensivo, entre outras oportunidades e necessidades. 

É a nota.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Osvaldo Cruz

20/12/2024

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!