Osvaldo Cruz iniciou nesta Quarta-Feira (11), a vacinação dos profissionais de saúde contra a Dengue.
A vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. O imunizante é baseado em uma tecnologia de vírus atenuado, o que significa que ele contém versões enfraquecidas do vírus da dengue para estimular o sistema imunológico sem causar a doença.
A Responsável pela Sala de Vacinas, Adriana Nobusa, falou sobre o assunto com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. “Iniciamos nesta quarta-feira (11) a vacinação contra a dengue para os agentes de endemias e os agentes comunitários, o primeiro grupo, os que estão em campo fazendo visitas as famílias para combater os mosquitos transmissores da doença. Logo em seguida nós vamos vacinar todos os profissionais da atenção primária, ou seja, os postos de saúde, os PSFs e aqui a Sala de Vacinas. Importante também que esses funcionários levem a carteira de vacinação para as devidas anotações e controle. A vacina fabricada pelo Butantan é de dose única.”, disse.
A enfermeira destacou ainda o trabalho de vacinação dos jovens e adolescentes de 10 a 14 anos. “Ainda muito baixa a procura e o índice de vacinação não atingiu o esperado, por isso é muito importante que os pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos procurem levar seus filhos para tomarem a vacinação contra a dengue, é dose única.”, finalizou.
A vacinação contra a Dengue é realizada na Sala de Vacinas no Centro de Pediatria, no PSF do Vale do Sol, no PSF do Álvaro Campoy e no PSF São José. A vacinação acontece das 07h às 16h.
O que levar?
Para receber a dose do imunizante, o morador deve levar a carteira de vacinas, caso não tenha, pode levar um documento de identificação.
A vacina
A Butantan-DV, vacina da dengue do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. A Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3, e DEN-4), o que é um avanço significativo, já que a maioria das vacinas disponíveis até hoje focam em um número limitado de sorotipos.
A aprovação da vacina é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa.