Secretaria de Meio Ambiente de OC destaca que descarte irregular de entulho continua sendo problema

08/12/2020 08h07 Diretora da SAMA, Silvana Maciel falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias e pediu a ajuda da população.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Secretaria de Meio Ambiente de OC destaca que descarte irregular de entulho continua sendo problema .

Por mais que existam os avisos em placas de ‘proibido descartar lixo’ em alguns locais em Osvaldo Cruz, a população insiste em depositar entulho, restos de poda de árvores e móveis em terrenos, calçadas e até praças.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi procurada nesta segunda-feira (07), pela Engenheira Ambiental e Diretora da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) de Osvaldo Cruz, Silvana Maciel, que falou mais uma vez sobre essa pratica irregular. “As pessoas infelizmente acham mais prático descartar lixo em terreno baldio, sem se importar com o que pode vir a acontecer. A política nacional de resíduos sólidos é bem clara e diz que quem gera resíduo é obrigado a separar, então a separação dos materiais na casa, na empresa, ou em órgão público é de obrigação do gerador. Hoje a prefeitura tem ponto de descarte de todo tipo de material. Lixo eletrônico pode colocar no saco verde, se for maior, a coleta seletiva pega em dias diferenciados, lixo orgânicos a coleta acontece de segunda, quarta e sexta, jardinagem, resto de poda de árvore tem o ecoponto para descarte e materiais de construção, o município tem a usina de recolhimento desse material de construção. O terreno alheio nunca será ponto de descarte a não ser que a prefeitura estipule que seja um ecoponto.”, disse.

Silvana Maciel destacou que as penalidades para quem foi pego praticando esse descarte irregular serão aplicadas. “Quem for flagrado fazendo esse descarte irregular sofrerá punição e o valor da multa é bem mais caro do que o valor pago pelo descarte correto. A destinação final ambientalmente adequada deve ser feita e além disso, o proprietário do terreno localizado em área urbana tem que manter o seu terreno limpo, livre de vegetação muito alta, para não causar transtornos à população.”.

Silvana Maciel aproveitou para pedir que a população seja parceira e denuncie. “Seja amigo do meio ambiente, denuncie pelo telefone (18) 3529-1877. Seja o fiscal da sua rua, do seu quarteirão, do seu bairro. Faça parte da mudança que você deseja para o mundo.”, finalizou.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!