Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de OC traz curso de reciclagem e formação para podadores

06/07/2022 04h41 O curso com aulas práticas e teóricas será gratuito.
Redação - Wilson Betiol , Osvaldo Cruz (SP)
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de OC traz curso de reciclagem e formação para podadores (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Osvaldo Cruz através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai trazer mais um curso de capacitação e formação de podadores de árvores. O curso é destinado tanto a podadores que já estão trabalhando, quanto para novos interessados.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a Engenheira Ambiental, Silvana Maciel, que falou sobre o curso. “Esse curso tem por objetivo a capacitação, e é específico para os podadores, tanto para aqueles que já estão credenciados na Secretaria de Meio Ambiente, quanto para aqueles que queiram se capacitar para utilizar essa atividade como fator agregado economicamente. A exemplo de anos anteriores a gente pretende sempre melhorar, ou seja, fazer uma espécie de reciclagem, pois todos nós estamos sempre aprendendo, principalmente com relação a arborização urbana onde ocorrem mudanças importantes constantemente. Uma coisa tem que ficar bem clara, podar arvore é diferente de cortar árvore.”, disse.

O curso vai acontecer no dia 12 de julho em período integral, sendo que na parte da manhã são as aulas teóricas e a tarde uma aula prática.

Segundo a Engenheira Ambiental, a prática da poda de árvore hoje é um pouco complexa. “A prática exige ferramentas adequadas, até a motosserra tem que ser cadastrada no Ibama e tem regras de como se podar árvores. Uma outra informação importante é com relação ao aspecto legal, ou seja, é uma corresponsabilidade, pois numa poda de árvore, a responsabilidade é do podador e do contratante do serviço.”, destacou.

Silvana Maciel falou ainda de uma mudança muito importante. “Uma mudança vai ajudar bastante, que é a junção do CREA que agora também vai ser autorizado a fazer vistoria, e toda empresa que faz podas terá que ter um profissional habilitado, que seja o responsável, tendo que ser engenheiro agrônomo, engenheiro florestal ou técnico ambiental.”, finalizou.

As inscrições para o curso são gratuitas, basta que o interessado procure a Secretaria de Meio Ambiente até o dia 10 de julho, munido de CPF e RG.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular