O Rotary Clube de Osvaldo Cruz está com um projeto social interessante chamado “Cuidar em Casa”, que visa oferecer a população de baixa renda, que tenha pacientes acamados, o empréstimo de camas hospitalares.
Essas camas oferecem muito mais condições de conforto e facilidade para o cuidado com os pacientes.
A reportagem da Metrópole ouviu o advogado Dr Carlos Ponce Moreli, membro do clube de serviço.
“O projeto cuidar em casa, nasceu da necessidade que percebemos na cidade nas pessoas que tem seus entes acamados em cuidarem deles.
A prefeitura através do sistema de saúde tem um programa onde os médicos visitam a casa dessas pessoas acamadas, porém essas pessoas muitas vezes ficam nas camas normais, nos sofás.
Diante disso tivemos a ideia de aquisição de camas hospitalares , através de nossos projetos e adquirimos seis camas, no início desse trabalho.
O projeto consiste no empréstimo das camas para as pessoas acamadas “,disse Carlos Moreli.
Segundo o projeto a pessoa recebe a cama, utiliza durante sua enfermidade e quando não estiver mais precisando ela é devolvida para ser usada por outro enfermo.
O membro do Rotary disse ainda que os empresários, a população que quiserem ajudar doando mais camas pode procurar os membros do clube de serviço, para ampliar o projeto que tem como meta chegar 20 camas.
Bom lembrar que esse projeto visa atender somente pessoas carentes, por isso antes de ceder o empréstimo da cama é feita uma visita a família, uma análise para saber de suas reais condições.
Ouvimos também a professora Vera Valera presidente do Rotary Osvaldo Cruz.
“Sem dúvida trata-se de um projeto que veio beneficiar em muito os acamados e os familiares que cuidam deles.
Eu já passei por essa experiencia três vezes e sei como é difícil com uma cama comum.
O Carlos Ponce Moreli veio com essa ideia maravilhosa e nós estamos dando o pontapé inicial e ainda buscamos mais parceiros.
Graças a parceiros como a trinys e linoforte, além de outras que com certeza virão, nós vamos atender mais pessoas acamadas.
Esperamos que eles tenham uma vida mais confortável e possam se recuperar mais rapidamente, pois essas camas são moveis, e tira aquela situação de ficar não só deitado de uma forma, precisando de duas ou três pessoas para cuidar, trata-se de um projeto maravilhoso “,disse a presidente Vera.