Rotaract Club de Osvaldo Cruz organiza caravana de doação de sangue em Marília

10/03/2023 09h33 O projeto está marcado para o dia 11 de março com transporte gratuito de doadores até o Hemocentro de Marília.
Redação - Wilson Bettiol* , Osvaldo Cruz (SP)
Rotaract Club de Osvaldo Cruz organiza caravana de doação de sangue em Marília (Foto: Reprodução)

 

O Rotaract Club de Osvaldo Cruz prepara uma caravana para levar os doadores de sangue de Osvaldo Cruz e região, para o Hemocentro de Marilia no mês de março.

Será disponibilizado um ônibus para os interessados em doar sangue, sendo que haverá a necessidade de uma previa inscrição através do Instagram do Rotaract Club.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a vice-presidente do Rotaract, Beatriz Vitor Mendes, que deu detalhes da ação. “Nós estamos organizando uma caravana de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Marília, onde o principal objetivo do projeto é aumentar o número de bolsas de sangue do estoque deles, porque ultimamente foram publicadas algumas notas falando da urgência, da necessidade de aumentar esse estoque, e alguns tipos sanguíneos mais raros estão em estado de alerta e até em estado de urgência.”, disse.

Diante desse quadro, os jovens do Rotaract Club de Osvaldo Cruz compraram a ideia, aderiram a causa e organizam essa caravana, que será no dia 11 de março, com saída as 6h da manhã. “Lembrando que quem doa sangue, apenas 450 ml, quantidade capaz de ajudar muita gente, sendo que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Essas bolsas de sangue doadas podem ajudar pessoas com câncer, com anemia crônica, pessoas que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias, sendo que o processo utilizado para coleta do material é totalmente seguro, inclusive para quem recebe o sangue, já que todas as pessoas doadoras passam por um tipo de triagem, durante uma entrevista com profissionais da saúde, o que define se a pessoa está em condições ou não naquele momento para fazer a doação.”, finalizou Beatriz Vitor Mendes.

Dia 11 de março o ônibus gratuito sairá de Osvaldo Cruz as 6h da manhã, passando pela Rotatória do Cristo, Praça da Matriz e a guarita do Parque do Povo na saída da cidade.

Os interessados podem entrar no Instagram do clube que é @rotaract.ocz, onde um link vai direcionar para um grupo no WhatsApp, onde vão estar todas as informações, inclusive sobre restrições aos possíveis doadores.

Para doar sangue é preciso ser maior de 18 anos, ou acima de 16 anos desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis, pesar mais de 50 Kg e, no caso de estar vindo de infecção por Covid, poderá fazer a doação 10 dias após a total recuperação.

É importante lembrar que esse hemocentro é o que abastece os Hospitais e Santas Casas da região, inclusive Osvaldo Cruz.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular