Representante da região, Wilton Duarte disputa hoje a final do Masterchef Brasil

12/09/2023 08h33 A final do Masterchef Brasil vai ao ar nesta terça-feira (12), às 22h30.
Redação: Acally Toledo Fonte: Band.com, Osvaldo Cruz (SP)
Representante da região, Wilton Duarte disputa hoje a final do Masterchef Brasil (Foto: Cedida)

 

O Masterchef Brasil, programa da TV Band, tem um representante da nossa região na disputa final da competição. 

Morador de Martinópolis, Wilton Duarte é bastante conhecido em Osvaldo Cruz, tem 26 anos, é professor de canto, piano e ator, e já fez parte do elenco de alguns musicais apresentados por aqui, como o ‘Um Sonho de Mamma Mia’, além de tocar em cerimônias de casamento.

O interesse pela culinária cresceu na adolescência quando ele fazia pão de mel para vender e ter uma renda e a partir daí não parou mais de cozinhar.

Fã do programa, em 2021 ele começou a estudar, se aperfeiçoou e deu início às tentativas para entrar no Masterchef. Will se inscreveu outras duas vezes, mas o avental chegou na 10ª Edição, em 2023. 

Em entrevista ao Band.com.br, Wilton conta que chegou a duvidar de que chegaria a esta posição. Foi o desenvolvimento dele no jogo que fez com que, aos poucos, pudesse enxergar a possibilidade. Hoje, celebra a participação como uma vitória coletiva: “Isso mostra que não importa sua identidade de gênero, sua cor, seu corpo, sua sexualidade, se você é bom em alguma coisa, você vai lá, faz e mostra. O programa representa isso", celebra.  

Ao longo de 19 episódios, Wilton conquistou três pins de melhor receita, elogios memoráveis e broncas também. De Erick Jacquin, após uma sequência árdua de provas de eliminação, ouviu que o baião de dois feito por ele parecia “buffet de rodoviária, com sobras do dia anterior”. No mesmo episódio, deu a volta por cima e emocionou o jurado ao preparar um bolo que “tocou o coração” do francês.  

“Não foi só o estudo em si", explica sobre a evolução no programa. "Tenho certeza de que as outras pessoas também estudaram. Mas acho que [o diferencial] foi principalmente escutar o que os chefs falavam. Anotei todas as críticas e me dediquei para melhorar acidez, corte, empratamento, molhos... Todas as críticas foram construtivas. Se os jurados falam que está ruim, não tem que retrucar, o correto é melhorar para que eles não reclamem de novo”, diz.

Wilton conquistou a vaga para a final com zampone, receita que nunca havia nem mesmo ouvido falar. “Fiquei meia hora pra tirar a pele do pé do porco. Tinha um pouquinho de ansiedade, mas já estava tentando trabalhar essa tranquilidade na hora de cozinhar há algumas provas”, pontua ao lembrar da tensão na semifinal. Deu certo! “É maravilhoso, uma realização, uma concretização. É uma esfregação na cara das pessoas que dizem que só entrei porque sou LGBT.” 

Ansiedade é a palavra que define a expectativa do cozinheiro amador para o último episódio, de número 20. “Quero fazer o meu menu, nele tem todo um contexto sobre a minha trajetória e sobre a minha vida. Um prato, inclusive, é inspirado na coxinha da minha mãe. Quero ganhar, não estou aqui à toa”, diz.

Wilton Duarte é a região no Masterchef Brasil e tem toda a nossa torcida. Boa Sorte!!

A final do Masterchef Brasil vai ao ar nesta terça-feira (12), às 22h30.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular