Projeto ‘Vizinhança Solidária Rural’ é lançado em Osvaldo Cruz

28/10/2021 08h32 Primeiro bairro rural contemplado é Negrinha.
Redação: Willson Betiol*, Osvaldo Cruz - SP
Projeto ‘Vizinhança Solidária Rural’ é lançado em Osvaldo Cruz .

Com a presença de várias autoridades civis e militares, além de um grupo de moradores do bairro, aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) o lançamento do programa “Vizinhança Solidária Rural – Estrada da Negrinha”.

O evento de lançamento foi na Sede da 3º CIA da Polícia Militar em Osvaldo Cruz. O projeto, que é uma parceria da Polícia Militar com a ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz) existe na área urbana em pelo menos nove bairros da cidade, e agora começa a se expandir para a zona rural, tendo o Bairro Negrinha como porta de entrada para o perímetro rural.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve presente ao lançamento do projeto e falou com o Capitão PM Alexandre Kihara de Campos, comandante da 3º CIA PM. “Estamos lançando o programa Vizinhança Solidária na área rural, na Estrada da Negrinha, onde nós objetivamos a prevenção primária, ou seja, estamos chamando toda a população que mora naquela área para trabalhar em prol da segurança pública. Nós criamos um grupo de WhatsApp onde todos os moradores de lá podem interagir, inclusive com a Polícia Militar. Nesse sentido, nós explicamos a eles que em caso de ver alguma atitude suspeita, vendo um veículo suspeito, que eles comecem a trocar informações entre eles, e se ninguém souber do que se trata, chame a Polícia.”, disse.

Nesta quarta-feira (27) aconteceu também a entrega das placas do programa, que serão afixadas nas fachadas das propriedades rurais, indicando a quem possa interessar, que aquela região está unida, envolvida em um objetivo de segurança comum.

O Capitão PM Kihara disse ainda que a ideia agora é levar o projeto para outras regiões rurais do município.

João Lino, gerente administrativo da ACEOC, falou sobre mais essa parceria da entidade junto com a Polícia Militar para levar segurança aos moradores da Estrada da Negrinha. “A ACEOC tem parceria com a Polícia Militar e com o Ministério Público no projeto que já conta com setenta câmeras, o Vizinhança Solidaria em vários bairros da cidade, e agora parceira da PM no projeto pioneiro da zona rural, e tenho certeza que isso vai se estender para outros bairros rurais.”, finalizou.

Nossa reportagem ouviu também moradores em propriedade da Estrada da Negrinha, que aprovaram a ideia. “A gente sempre se achou um pouco esquecido na zona rural, então a gente recebe de bom grado. Acho muito importante essa iniciativa, e acredito que dá para juntar um pouco mais a zona rural que também se isola um pouco, com a Polícia, e isso é muito produtivo e trará uma segurança maior.”, disse Paulo.

Já Silvelí destaca que também achou excelente o programa. “Achei muito bom, porque todos terão à disposição o grupo e qualquer atitude suspeita tem como entrar em contato pelo WhatsApp, ou ligando nos telefones do programa, ou seja a união, um ajudando o outro.”, finalizou a moradora.

 

 

Supervisão: Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular