A Black Friday é um evento que tem como foco oferecer descontos expressivos em itens variados.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com Aline Costa, técnica e conciliadora do Procon de Osvaldo Cruz, que passou algumas dicas para que o consumidor não seja prejudicado durante a Black Friday. “O consumidor precisa estar atento, tanto para compra na loja física quando na online, fazer pesquisas, analisar os valores, porque normalmente alguns fornecedores elevam os valores antes da Black para abaixar no dia, então precisa prestar bastante atenção para acabar não sendo prejudicado.”, disse.
Aline Costa falou também sobre as trocas de produtos. “O lojista da loja física não tem a obrigação da troca em caso de não gostar do produto, cor, etc. Ela tem obrigação em caso de defeito. Já na compra online, o consumidor tem sete dias para fazer a troca em caso de arrependimento. Se junto a plataforma o consumidor não conseguir fazer a sua troca, pode entrar em contato com o Procon, abrir uma reclamação, que tomaremos as providências.”.
A técnica e conciliadora do Procon de Osvaldo Cruz destacou ainda o que o consumir precisa fazer caso perceba que caiu em algum golpe. “Existem vários tipos de golpe, e infelizmente tem alguns que o Procon não consegue resolver, como é o caso de o consumidor já ter feito o Pix para pagamento, isso entra em uma esfera judicial para ser resolvido. O consumidor precisa prestar atenção antes de fazer o pagamento, verificar se o boleto está mesmo no nome do beneficiário (loja em a compra foi feita). Mas existem muitos casos que o Procon consegue resolver o problema, basta nos procurar e abrir a reclamação que vamos fazer o possível para conseguir solucionar a situação.”, finalizou.
Lembrando que o Procon de Osvaldo Cruz já está nas ruas, verificando e analisando preços que estavam antes e os valores que foram colocados agora para a Black Friday para garantir que o consumidor não seja enganado quanto a isso.
Caso algum consumidor tenha alguma dúvida, pode se dirigir até o Procon que fica na Praça Hermínio Helorza, nº 430, antigo Fórum, entrar em contato pelo telefone (18)3528-9508, ou pelo e-mail procon@osvaldocruz.sp.gov.br.
O atendimento é de segunda e sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.