A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz retoma nesta semana o recebimento de pneus inservíveis — aqueles que não podem mais ser utilizados — em parceria com o programa estadual Reciclanip, responsável pela coleta e destinação correta do material.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Homero Massarente, informa que a ação é voltada a borracharias, oficinas, lojas de pneus e cidadãos que possuam pneus sem utilidade. O objetivo é garantir o descarte dequado, evitando o acúmulo inadequado.
“Estamos retomando o recebimento de pneus usados em Osvaldo Cruz, em um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. O trabalho é totalmente gratuito e importante para manter nossa cidade limpa e segura. Contamos com a colaboração de todos os geradores”, destacou o secretário.
A coleta dos pneus será realizada todas as sextas-feiras, no espaço de triagem e transbordo do aterro municipal (conhecido como usina de lixo). Os horários de entrega são das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Para participar é necessário solicitar previamente uma autorização na Secretaria do Meio Ambiente, informando o nome da empresa (ou do proprietário), o endereço e a quantidade de pneus a ser descartada. O processo é simples e não envolve nenhum custo.
Os pneus devem ser organizados conforme o tipo — de caminhões e ônibus, automóveis e motocicletas — para facilitar o recolhimento pela equipe da Reciclanip, que faz o transporte semanal dos materiais para usinas de reaproveitamento energético e reciclagem.
Homero ressaltou ainda que o ponto de coleta é apenas uma área de transbordo e triagem, onde os pneus não permanecerão estocados: “O material será encaminhado semanalmente para destinação correta, evitando riscos ambientais. Por isso, pedimos que todos sigam as orientações e busquem a autorização antes do descarte.”
Informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (localizada na Casa da Agricultura Ari Morales Agudo) na Praça Hermínio Elorza, na Rua Engenheiro Kiefer, centro da cidade. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feiras.