Prefeitura de Osvaldo Cruz esclarece que não aplicou doses da vacina AstraZeneca vencida

02/07/2021 16h09 Assessoria de Imprensa encaminhou uma nota sobre o assunto na tarde desta sexta-feira (02).
Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Osvaldo Cruz, Osvaldo Cruz - SP
Prefeitura de Osvaldo Cruz esclarece que não aplicou doses da vacina AstraZeneca vencida (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

Depois de ser amplamente divulgado pelas grandes mídias a notícia de que pelo menos 26 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca foram aplicadas estando vencidas em diversos postos de saúde do país, a prefeitura de Osvaldo Cruz se manifestou a respeito. 

De acordo com nota encaminhada para a imprensa na tarde desta sexta-feira (02), o município de Osvaldo Cruz recebeu dois lotes dessa remessa, porém assim que os lotes foram recebidos e no período oportuno foram aplicadas as doses antes do vencimento.

Ainda segundo a nota, existe um controle rígido do vencimento das vacinas que é feito pela Secretaria de Saúde, portanto, as doses desse lote aqui em Osvaldo Cruz foram aplicadas antes do vencimento.

Segue a nota na íntegra:

A respeito da notícia publicada pela grande imprensa no sentido de que o "Governo aplica 26 mil vacinas vencidas" e onde brasileiros teriam recebido imunizantes vencidos em mais de 1.500 cidades da fabricante AstraZeneca fora do prazo de validade, a Prefeitura de Osvaldo Cruz se manifesta nos seguintes termos:

"Para esclarecimento da população o município de Osvaldo Cruz recebeu dois lotes dessa remessa, porém ASSIM QUE OS LOTES FORAM RECEBIDOS E NO PERÍODO OPORTUNO FORAM APLICADAS AS DOSES ANTES DO VENCIMENTO.

Graças a um controle rígido do vencimento, a Secretaria de Saúde informa que os imunobiológicos da sala de vacinas são controlados e inspecionados periodicamente, o que garante que a população NÃO RECEBA VACINAS COM VENCIMENTOS EXPIRADOS.

A Secretaria de Saúde recebeu um lote no dia 27/01/2021, com validade para 13/04, utilizados todos em primeira dose.

O outro lote foi recebido em 26/02/2021 com validade para 29/03, também aplicado em primeira dose.

Esclarecendo e para que não haja problemas de comentários inoportunos e com o objetivo de evitar constrangimentos maiores é emitida esta nota.

É a nota.

Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz

Prefeitura de Osvaldo Cruz

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular