Palestra no Centro Dia reforça conscientização sobre os direitos da pessoa idosa durante o Junho Violeta

23/06/2026 06h45 A atividade foi conduzida pela médica geriatra Dra. Mirele Oliveira.
Redação: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Palestra no Centro Dia reforça conscientização sobre os direitos da pessoa idosa durante o Junho Violeta .

Em alusão à campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Osvaldo Cruz promoveu uma palestra especial no Centro Dia, reunindo os idosos atendidos pela unidade para um momento de informação, orientação e valorização da terceira idade.

A atividade foi conduzida pela médica geriatra Dra. Mirele Oliveira, que passa a integrar a equipe de profissionais da Policlínica Municipal, fortalecendo o atendimento especializado oferecido à população idosa do município.

Durante o encontro, a profissional abordou temas relacionados aos direitos da pessoa idosa e às diversas formas de violência que podem atingir essa parcela da população, como violência física, psicológica, financeira, sexual, institucional e situações de negligência e abandono. Também foram apresentadas orientações sobre a importância da denúncia e da utilização dos canais de proteção disponíveis para garantir a segurança, o respeito e a dignidade dos idosos.

Além das orientações educativas, a Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz apresentou uma importante novidade para os usuários do Centro Dia. A partir de agora, a Policlínica Municipal passa a realizar atendimentos diretamente na unidade, oferecendo maior comodidade e acesso aos serviços de saúde para os idosos atendidos no local.

A iniciativa contempla consultas médicas, acompanhamento de saúde, realização de exames e outros procedimentos necessários, aproximando ainda mais os serviços públicos de quem mais precisa.

A ação reforça o compromisso da administração municipal com o envelhecimento saudável, o cuidado humanizado e a promoção da qualidade de vida da população idosa, levando informação, acolhimento e atendimento de saúde para fortalecer a rede de proteção e assistência aos idosos de Osvaldo Cruz.

 

A campanha Junho Violeta busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater qualquer forma de violência contra a pessoa idosa e fortalecer ações que promovam o envelhecimento com respeito, segurança e cidadania.

 

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!