O município de Osvaldo Cruz registrava até a última sexta-feira (07), 116 casos confirmados de Covid-19 neste ano de 2025. Até a última atualização eram 101, um aumento de 15 casos em uma semana.
Os dados foram repassados pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. Dos positivos, oito estavam em fase de transmissão.
Ainda de acordo com a VEP, outras 178 pessoas tiveram sintomas, mas o resultado dos exames foi negativo para a doença.
A Covid-19 é caracterizada por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.
A reportagem do Portal Metropole de Notícias ouviu a enfermeira chefe da Sala de Vacinas, Adriana Nobusa.
A profissional da saúde informou que há vacina disponível, mas as pessoas não estão procurando a unidade.
“Nós temos a vacina disponível para crianças a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos e idosos acima de 60 anos.
Porém existe muita recusa por parte dos pais que não querem vacinar seus filhos de seis meses a cinco anos.
A vacina está disponível, não estamos em pandemia, mas o vírus continua circulante e novos casos estão sendo registrados, e muita gente sem se vacinar, principalmente crianças.
Então é importante ter consciência de que a vacina ´muito importante nesse momento.
Os idosos tem procurado pela vacina, mas num ritmo muito lento.
A sala de vacinas atende todos os dias de segunda a sexta, das 7h às 16h30 para vacinação.
Adultos devem levar documentos pessoais ou cartão do sus , enquanto as crianças os pais devem levar o cartão sus e a carteirinha de vacinação”, disse Adriana.