OC realiza mais uma etapa de vacinação contra raiva animal e coleta de exame para diagnóstico da leishmaniose

17/10/2023 08h30 Trabalho será no bairro Santa Tereza, nesta quarta-feira (18).
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
OC realiza mais uma etapa de vacinação contra raiva animal e coleta de exame para diagnóstico da leishmaniose (Foto: Cedida)

Dentro do calendário de vacinação de cães e gatos contra a raiva e coleta de sangue para exames gratuitos da leishmaniose, vai acontecer nesta quarta-feira (18), a etapa do bairro Santa Tereza.

Ação será das 8 às 12h e o trabalho de vacinação e coleta de sangue dos cães, ocorrerá ao lado do PSF do bairro, podendo ser levados animais também de outros bairros da cidade.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Marcelo Cândido médico veterinário coordenador da VEP (Vigilância Epidemiológica). “Dia 18 agora, quarta-feira das 8h até meio-dia, nossa equipe estará no bairro Santa Tereza ao lado do PSF, coletando sangue de cachorros a partir de 4 meses de idade para diagnostico da leishmaniose, e também no mesmo local estaremos vacinando cães e gatos a partir de quatro meses de idade, vacina antirrábica.”, disse.

A orientação é que os animais sejam levados pelas pessoas que cuidam deles diariamente, pois assim eles ficam mais seguros, mais tranquilos. “Lembrando que o animal mais agressivo deve ser levado contido por guias, coleiras, e se possível até focinheira, para que se evite acidentes. Já os animais debilitados, magros, que estão fazendo tratamento com medicamentos, animais com febre, que não sejam vacinados agora, devendo seu proprietário esperar que ele se recupere, para depois fazer a vacinação. Cachorras e gatas em estado de prenhez podem ser vacinadas normalmente.”, finalizou o veterinário.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular