OAB Osvaldo Cruz participa do Dia D nas Escolas e leva orientação sobre violências digitais a estudantes da região

01/10/2026 11h59 Iniciativa da OAB SP, por meio do OAB Vai à Escola e comissões parceiras, mobiliza Subseções de todo o Estado entre os dias 28 e 30 de setembro.
Comissão de Comunicação e Imprensa – OAB-SP 194ª Subseção Osvaldo Cruz, Osvaldo Cruz - SP
OAB Osvaldo Cruz participa do Dia D nas Escolas e leva orientação sobre violências digitais a estudantes da região .

A 194ª Subseção da OAB-SP, em Osvaldo Cruz, participa do Dia D nas Escolas, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, por meio do programa OAB Vai à Escola e em parceria com outras comissões da instituição. 

 

A mobilização, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, leva às escolas orientações e conscientização sobre o tema Violências digitais: proteção, direitos e deveres.

 

Em Osvaldo Cruz e na microrregião, a ação é conduzida pela Comissão OAB Vai à Escola, com o apoio de comissões parceiras, e contempla estudantes de diferentes unidades de ensino. Em Osvaldo Cruz, participam a Escola Estadual Profª Maria Aparecida Lopes, Escola Estadual Dom Bosco, Escola Estadual Benjamin Constant, Escola Estadual Osvaldo Martins e Etec Amim Jundi. Em Sagres, a ação ocorre na Escola Estadual Pref. Waldomiro Sampaio de Souza.

 

O Dia D integra uma mobilização estadual da OAB SP, que reúne suas 257 Subseções em ações voltadas a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

 

Segundo a OAB SP, mais de 500 escolas estão cadastradas para receber as atividades. A iniciativa articula o programa OAB Vai à Escola, a Comissão da Criança e do Adolescente e o projeto Valquírias Digitais, com o objetivo de ampliar a informação sobre prevenção, direitos, deveres e formas de proteção diante das violências praticadas no ambiente digital.

 

Entre os assuntos abordados estão situações como exposição e compartilhamento de imagens íntimas, assédio, ameaças, chantagem, aliciamento, fake nudes e deepfakes sexuais, além de orientações sobre os caminhos para buscar proteção. Para a realização das atividades, mais de 1.300 advogados e advogadas participaram de capacitação promovida em parceria com o Instituto Serenas.

 

Para a advogada, Beatriz Sterza, Presidente da Comissão OAB Vai à Escola da OAB Osvaldo Cruz, a iniciativa reforça a importância da informação entre os estudantes: ''Levar orientação aos alunos é uma forma de prevenção e de proteção. Informação também é uma ferramenta para interromper a violência antes que ela cresça.''

 

O Presidente da 194ª Subseção de Osvaldo Cruz, Dr. Marcelo Iampietro, destacou a participação da Subseção na mobilização estadual: ''A OAB Osvaldo Cruz tem satisfação em participar dessa iniciativa da OAB SP e levar conhecimento sobre direitos e deveres para nossas escolas e para toda a região.''

 

A mobilização foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro e foi encerrada nesta quarta-feira (30), com ações nas escolas de Osvaldo Cruz e da microrregião. A iniciativa reforçou a importância da informação e da orientação como instrumentos de prevenção e proteção diante das violências digitais.

Comente, sugira e participe:

Entre no grupo do WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular!