OAB de Osvaldo Cruz faz alerta aos aposentados e pensionistas em relação a fraudes nos benefícios

02/05/2025 10h12 Já foram registrados casos da presença dos falsos advogados procurando os aposentados na cidade.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
OAB de Osvaldo Cruz faz alerta aos aposentados e pensionistas em relação a fraudes nos benefícios .

Recentemente o país foi abalado com a denúncia de um esquema criminoso de descontos não autorizados em cima do pagamento das aposentadorias do INSS, e paralelamente a isso, veio a ação de bandidos que sempre atualizam a forma de agir, praticando golpes de acordo com as novas situações.

Agora os aposentados estão sendo procurados por bandidos que tentam se passar por advogados e oferecem o serviço de recuperação do dinheiro que foi desviado indevidamente das aposentadorias.

É aquela venha história, os bandidos sempre aparecem com uma nova forma de agir e provocar prejuízos para as pessoas de bem.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o advogado Claudio Tonol, integrante da Comissão de Direitos Previdenciários da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Osvaldo Cruz, não diferente de outras cidades, vem recebendo a visita de bandidos, que vão até a residência dos idosos aposentados e pensionistas já com os dados dessas pessoas, e esses dados sempre são conseguidos de forma fraudulenta. Recentemente nós vimos uma avalanche de descontos indevidos nas aposentadorias e pensões e aqui em Osvaldo Cruz e já estamos recebendo a visita dessas pessoas que se dizem advogados ou representantes de escritórios de advocacia de outras regiões. Eles chegam com os dados da pessoa, fazem promessas de valores a serem recebidos através de recursos junto ao INSS, relacionados a aposentadoria da pessoa. Isso é em primeiro lugar estelionato, porque essas pessoas muitas vezes não são profissionais da área jurídica ou, se forem advogados, estão cometendo um crime, porque dentro da OAB existe um código de ética e disciplina que proíbe veementemente esse tipo de ação. O cliente é quem deve procurar um advogado e não o contrário e por isso nós recomendamos que toda vez que isso acontecer, de imediato chame a Polícia porque você está diante de um marginal.”, disse.

De acordo com o advogado, a orientação é que em caso de dúvida em relação ao valor de sua aposentadoria ou pensão, a pessoa procure um advogado conhecido de sua cidade, uma pessoa de confiança da família e que tenha conhecimento da área previdenciária. “Outra orientação aos idosos é que em caso de dúvida avise imediatamente alguém da família e não deixe de maneira alguma, que esses estranhos entrem em sua casa e se possível avise a Polícia. Tivemos uma ocorrência recente onde um pessoal de fora esteve em Osvaldo Cruz abordando aposentados. Um deles inclusive se identificando como Reinaldo Ramires, deixou um cartão que nem o número da OAB dele tinha no cartão, claro indício de fraude.”, finalizou o Dr. Claudio Tonol.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular