O tão aguardado retorno das missas com presença de público em todas as paróquias de Marília, inclusive em Osvaldo Cruz, acontece neste sábado (22). As missas estavam sendo transmitidas online, por meio de redes sociais, desde o dia 18 de março, data do decreto de suspenção das celebrações.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o Pároco da Paróquia de São José de Osvaldo Cruz, Padre Rogério Mendes, que destacou como será esse retorno, tomando todas as medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). "Neste sábado, dia 22 de agosto, temos o retorno das missas presenciais, com número restrito de fieis, atendendo o número de 40% da capacidade da comunidade. Retornaremos com cuidado e precaução, seguindo todas as orientações sanitárias, dos profissionais de saúde e autoridades municipais.", disse.
Padre Rogério Mendes explicou que para controlar a capacidade de cada comunidade, serão distribuídas senhas para os fiéis. "As senhas para missas na Igreja Matriz, que acontecem de segunda a sábado, às 7h e às 19h30, e aos domingos às 7h30, 9h e 19h, essas senhas podem ser retiradas no Expediente Paroquial. Já nas comunidades, as senhas podem ser retiradas no dia da missa, na parte da tarde, das 14h às 16h.".
O pároco da Paróquia de São José disse que é sugerido para que os fiéis do grupo de risco não irem à missa. "Nós sugerimos para quem pertença aos grupos de risco, que está dispensado da missa presencial, porém se a pessoas estiver condição de saúde, e queira participar, nenhum fiel será barrado. Se deseja participar, passe pelo expediente paroquial, retire a senha e seja muito bem-vindo.", finalizou.
Lembrando que o uso de máscaras é obrigatório durante toda a celebração, haverá distanciamento físico com demarcação de local para sentar e álcool em gel para higienização nas entradas das comunidades.