Na manhã da última quarta-feira (22) por volta de 9h30, um fato interessante aconteceu na Rua FEB, próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil, ao lado da Mecânica Marani em Osvaldo Cruz.
O motorista Miguel Araújo transitava com seu veículo, um Polo preto, sentido bairro centro pela Rua FEB, quando um vazamento de álcool no sistema de alimentação de combustível do veículo fez o motor afogar. O condutor deu duas ou três partidas, quando ouviu um estrondo e o carro começou a pegar fogo.
Cerca de 25 segundos depois, o mecânico chefe da Marani Auto Center, Gilmar Ramos da Silva, já estava extinguindo as chamas do veículo.
Ao ouvir o barulho, o profissional olhou, notou o que estava acontecendo e agiu. Sua ação rápida e profissional evitou que o carro do Miguel foi consumido pelas chamas.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Gilmar Ramos. “Eu fui surpreendido pelo barulho de uma explosão e quando eu olhei na rua o carro já estava com princípio bem adiantado de incêndio. Minha reação foi de me preparar para combater o incêndio e como a gente vem ao longo do tempo sempre fazendo treinamentos de combate a incêndio, eu já tive a iniciativa rápida de pegar o extintor, destravei o equipamento e apaguei o fogo.”, disse.
Em fração de segundos o mecânico resolveu o problema que poderia ter consumido o carro de Miguel, deixando a ele um grande prejuízo.
Questionado sobre qual é a sensação após ajudar o motorista do carro, a resposta de Gilmar Ramos da Silva foi de sentimento de alívio, de dever cumprido e de alegria por se colocar no lugar do próximo. “Provavelmente aquela pessoa nunca tinha passado por uma situação dessas. Ele ficou em estado de choque, mas como a gente faz manutenção de veículos e sempre faz treinamentos, já nos deparamos com situações semelhantes, por isso a minha reação resultou no socorro em segundos. É uma sensação de gratidão, de dever cumprido, pois a gente se prepara e quando se depara com uma situação dessas está apto a ajudar. Graças a Deus foram só alguns danos materiais e ninguém se feriu.”, finalizou.
Nós falamos também com o proprietário do VW Polo, Miguel de Araújo, que comentou ter ocorrido tudo muito rápido, fração de segundos. “Foi bem rápido mesmo e ao notar que houve a explosão e que as chamas estavam subindo, minha preocupação foi tirar meu filho do banco de traz do veículo. Como a porta traseira estava travada, eu voltei para a porta da frente e puxei meu menino, levando-o em segurança para o outro lado da rua. Nesse instante o pessoal da Oficina Marani já estava correndo até o carro com os extintores. O Gilmar chegou primeiro, depois foi o João que também agiu, mas o fogo já estava extinto. Isso evitou que houvesse mais danos materiais, além do trauma que sempre fica. O carro pegou fogo na frente da Oficina e socorro durou apenas 25 segundos. Foi a mão de Deus. Naquele dia eu fui em vários lugares, eu sai de casa, passei na casa de minha mãe no Colina das Flores do outro da cidade, passei na marcenaria de um amigo onde bati um papo com ele e no retorno, já na Rua Feb aconteceu a explosão e o incêndio. Tenho que agradecer muito aos meninos da Marani Auto Center que foram fundamentais nesse socorro.”, comentou o proprietário do carro.
Quando nossa equipe estava saindo da casa do Miguel Araújo, nesta segunda-feira (27) após a entrevista, o mecânico Ney Scalizze estacionou o veículo do incêndio, já totalmente recuperado.
Miguel aproveitou para agradecer também esse outro profissional da mecânica que foi muito prestativo e companheiro, recuperando rápido o veículo da família.
Que as ações do Gilmar apagando o incêndio e do Ney procurando fazer o possível também para ajudar a vítima, sejam exemplos para todos.