Mães reclamam sobre mudanças no ensino infantil municipal e vereadores pedem esclarecimentos a Secretaria Municipal de Educação de OC

05/10/2023 15h14 Secretaria de Educação informa que há necessidade de reestruturação de alunos.
FONTE: Assessoria Parlamentar de Comunicação da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz_Kerolen Lopes e Assessoria Prefeitura, Osvaldo Cruz (SP)
Mães reclamam sobre mudanças no ensino infantil municipal e vereadores pedem esclarecimentos a Secretaria Municipal de Educação de OC (Foto: Cedida)

O requerimento oral (0055/2023) de autoria do vereador Roberto Amor com coautoria dos vereadores Álvaro Bellini, Carolina Rossi, Donisete de Brito, Luis Ricardo Spada Bonfim e Marta Murbach questiona o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, sobre algumas mudanças que chegaram até o vereador autor do requerimento e não estão sendo compreendidas pela população. 

A situação é que mães relataram que ao irem realizar a rematrícula de seus filhos, que já são matriculados na creche e pré-escola Holanda Zocatelli Benito, foram informadas que os mesmos, entre 4 e 5 anos, que vão ingressar no pré 1 e 2 não poderão mais continuar na mesma instituição e que a Prefeitura será responsável pelo transporte das crianças até outras escolas.

“A preocupação é que são crianças muito pequenas e moram ali, ao lado da escola e pelo que a gente sabe as crianças tem que ser matriculadas nas escolas mais próximas. As crianças dessa região da cidade, não sei nas demais, elas terão que ser transferidas para instituições que estão mais distantes de seus bairros”, disse Roberto. 

As crianças que atualmente estão na Creche Holanda Zocatelli e estudam em período integral serão transferidas para a Escola Municipal Francisca Dassi de Pieri, próxima ao Centro de Pediatria. Já aqueles que estudam em meio período serão matriculados na Emei Benedicto Moacyr Lordello Filho, nas proximidades da APAE. 

“As mães estão desesperadas com essa mudança e foi por isso que apresentei esse requerimento”, finalizou Roberto. 

O outro lado

A Secretaria Municipal de Educação informa que há necessidade de reestruturação de alunos quanto aos locais onde deverão estudar em 2024 devido ao aumento considerável na demanda de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade.

Vale ressaltar que o público assistido pelas CEI’s (popularmente chamadas de creches) é na faixa etária de 0 a 3 anos e por lei devem ser atendidas nas Escolas de Educação Infantil crianças de 4 e 5 anos.

Ocorre que na CEI (Creche) “Holanda Zocatelli Benito”, até este ano, funcionavam na unidade classes de maternal, Jardim da Infância e Pré-Escola por disponibilidade de espaço físico, assim como em algumas unidades.

Porém, a região oeste da cidade, compreendendo bairros como Nelson Cavallini, Mário Covas, Monte Líbano, Jardim Paraíso e Atenas apresentou procura espontânea ao longo do ano de pais para vagas de crianças de 0 a 3 anos.

Assim, para 2024, será necessário todo espaço da CEI “Holanda Zocatelli Benito” para alunos de 0 a 3 anos. 

Desta forma, os pais de alunos de 4 e 5 anos de idade podem optar por vagas nas escolas municipais de Ensino Infantil (EMEIs) “Francisca Dassi” de tempo integral ou “Moacir Lordello” de jornada parcial.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, quando necessário, oferece todas as condições necessárias para o transporte dos alunos, como acontece para toda rede municipal, mediante veículos, motoristas e monitores preparados para o serviço.

Vale destacar que os alunos de 4 e 5 anos de idade tem as melhores condições de serem transportados para as unidades onde há vagas por atenderem melhor às ordens de segurança necessárias do que aqueles de 0 a 3 anos de idade.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz informa que vai garantir atendimento a todas as crianças, conforme estabelecido por lei, uma vez que a pasta compreende que muitos pais trabalham e necessitam de um local seguro para seus bebês. 

Assim, a Secretaria Municipal de Educação tomou a decisão de reestruturar sua rede e enfatiza que o objetivo é melhor servir à comunidade.

A Secretaria conta com a compreensão e a colaboração de todos nesse momento de mudança. 

Nosso objetivo é assegurar que cada criança receba a educação de qualidade que merece. 

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Agradecemos pela confiança em nosso sistema educacional e pelo apoio contínuo.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular