Líderes religiosos de Osvaldo Cruz falam sobre o ‘Dia Mundial da Religião’

23/01/2024 09h11 Data foi proposta para promover a tolerância e o respeito entre todas as religiões.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Líderes religiosos de Osvaldo Cruz falam sobre o ‘Dia Mundial da Religião’ ..

Dia 21 de janeiro marcou o ‘Dia Mundial da Religião’ que foi proposto pela Assembleia Espiritual Nacional, em 1949, para promover o diálogo, a tolerância e o respeito entre todas as religiões.

No Brasil também se comemora na mesma data, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído por lei federal em dezembro de 2007. A data faz menção à morte de Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda.

O Brasil é um estado laico como garante o art. 5ª, inciso VI, da constituição brasileira, em que assegura a liberdade de crença a todos os cidadãos.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu algumas lideranças religiosas de Osvaldo Cruz para saber qual a importância da religião na vida das pessoas.

O padre Rogério Mendes, pároco do Santuário de São José de Osvaldo Cruz, comentou a data citando a importância da religião na vida das pessoas. “Dia 21 de janeiro foi o ‘Dia Mundial da Religião’, exatamente para promover a tolerância religiosa, tão importante atualmente em nosso contexto. Ter uma religião é muito importante porque ajuda a cada um de nós a estabelecer com Deus um processo de proximidade, um processo de intimidade. A religião ajuda também a cada um de nós a viver em comunidade, a ter vínculo, a ter uma identidade, a estabelecer um sentido de ‘pertencer’, eu sou desta comunidade, eu sou desta igreja, eu sou deste movimento. Além do mais, as religiões, naturalmente, quando sérias, movem o Santo Evangelho, portanto ali nós encontramos elementos para viver bem, para viver na paz, para viver na fraternidade, para viver na justiça, promovendo o bem comum. No Dia Mundial da Religião nós somos chamados a olhar essa realidade e a despertar, sobretudo, para a tradição que nossos pais e antepassados nos transmitiram, porque muito provavelmente todos nós nascemos num berço religioso e as vezes, no decorrer da caminhada, nós vamos nos distanciando desse berço. Por incrível que pareça, no Brasil hoje o grupo que mais cresce é o grupo dos ‘desingrejados’, os sem religião. Então, te convido a voltar às origens, a voltar aos ensinamentos de nossos antepassados e ser fiel a esses ensinamentos.”, concluiu o padre.

A reportagem ouviu também Marcelo Moura, Dirigente Espiritual do Templo de Umbanda Sagrado Coração de Osvaldo Cruz, que pratica a Umbanda Sagrada de Rubens Saraceni, que para quem não sabe, é filho de Osvaldo Cruz, onde viveu no Bairro Negrinha até os 14 anos de idade.

Sobre a importância da religião na vida das pessoas, Marcelo Moura começou deixando seus votos de paz em Oxalá e o amor da mãe Oxum, dizendo que a importância da religião na vida de todos é como o ar que se respira, como a água que bebemos, como o chão que todos nós estamos caminhando em nossa jornada. “Devemos lembrar que na sua origem, religião significa religar-se, ou seja, estar ligado, estar unido a Deus. A religião é um meio, é um caminho de conduta que cada um escolhe de acordo com o seu coração, de acordo com sua afinidade, seja a Umbanda Sagrada, sejam outras religiões que nós umbandistas consideramos também sagradas, pois todas são de Deus. Para nós, Deus o chamamos de Olorum e as divindades de Deus que são suas manifestações, nós chamamos de Orixás Sagrados. O viver nos dias de hoje, como nós sentimos e todos podem sentir, não é mais possível sem que tenhamos Deus, o Divino Criador de tudo e de todos, em nosso interior. Cultuar a Deus é trazer o criador em si, ter Deus consigo e pelos seus princípios e pelos sentidos da vida e da evolução espiritual, como são a fé, o amor, o conhecimento, a sabedoria, a lei e a razão, a evolução e a geração, nos guiarmos em cada dia, em cada passo. Eu pessoalmente não consigo pensar, não consigo existir, assim como também a minha família, meus amigos, senão orientado por esses princípios, senão fundamentado na religião que eu não escolhi, mas penso que ela me escolheu e que meu coração se manifesta enquanto dirigente espiritual. Ter em si, Deus, não é necessário, é imprescindível...cada um busca a sua maneira de religar-se ou estar unido a Deus, e cada um de nós como seus filhos e filhas, caminhamos juntos, sem oposição, sem intolerância, com fé e com amor, não pois não há religião de Deus, que diga o contrário.”, concluiu o líder umbandista espiritual.

Nossa reportagem buscou também a manifestação do pastor Raul Carlos Martins, líder da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, de Osvaldo Cruz, que destacou a importância da religião. “A importância é muito grande visto que a palavra religião vem de religar, isso é, reconectar e quando nós analisamos as palavras de Thiago no capítulo 1º e verso 27, ele fala sobre a verdadeira religião, ele fala também no verso 21, que é necessário praticá-la, visto que a religião está centrada na palavra e a palavra semeada nos corações, ela vem frutificar tudo aquilo que é bom. Quantas pessoas que procuraram a igreja dizendo não crer em nada, mas depois passaram a ser pessoas com esperança, pessoas que passaram a sentir paz, pessoas que abandonaram uma vida errada e se tornaram bons pais de família, se tornaram pessoas do bem, e tornaram suas vidas completamente mudadas porque passaram a crer em Deus. Essas pessoas passaram também a praticar o bem, como diz Thiago, a religião pura e imaculada é visitar o órfão e a viúva nas suas tribulações e se livrar das corrupções no mundo. A palavra, quando semeada em uma boa terra, encontrando um bom coração, a transformação ocorre e essas pessoas são transformadas e estando dentro das igrejas, elas são hoje pessoas do bem. Que Deus abençoe a cada que estiver lendo essa mensagem, que procure também se reconectar com Deus, porque é importante ter uma religião.”, disse o Pastor.

Ouvimos também a Missionária Marta Murbach Artero, representando o Pastor Douglas da Igreja Presbiteriana Independente de Osvaldo Cruz, que também falou sobre o assunto. “A religião une pessoas, une crenças, mas não tem como falar de religião sem falar de Deus, o Deus trino, o Deus pai, Deus filho, Deus Espírito Santo, onde colocamos a nossa fé, a nossa esperança, a nossa confiança. E nessa caminhada cristã há uma necessidade crucial do ser humano de buscar Deus, que está perto de todos que o evocam e o evocam em verdade. Nessa busca, Deus se revela ao homem como Deus misericordioso, Deus amoroso, Deus bondoso, Deus fiel, Deus libertador, Deus salvador. Temos algo em comum que é Deus, e convido você para fazer uma visita a Igreja Presbiteriana Independente aos domingos 18h30, terças-feiras às 19h30.”, finalizou a missionária.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular